A Unidade de Cidadania Global do IMVF continua empenhada na promoção da cidadania global desenvolvendo um conjunto de atividades em que se privilegia a metodologia aprendizagem pelo caminho.
Em Cidadania Global privilegiamos o eixo conhecimento – sensibilização – mobilização, o que quer dizer que não descuramos na nossa intervenção nenhuma das formas do saber (saber – saber; saber – fazer; saber – ser). Através dos estudos e relatórios produzidos no âmbito do projeto Our Food. Our Future, aprofundamos o nosso conhecimento sobre o sistema alimentar e ético, sobre os ingredientes (in)visíveis que se escondem nos nossos alimentos, e questionámos os jovens sobre os seus modelos de consumo.
Para a sensibilização procuramos sempre aliar os conhecimentos adquiridos com novas formas de expressão e de descoberta desses mesmos conteúdos. Foi neste contexto que convidámos a artista plástica Joana Rodrigues (@vaidarpitanga) a pintar a sua visão de um sistema alimentar mais ético, justo e consciente numa paragem de autocarro em Santa Margarida da Serra, Grândola.
Ver esta publicação no Instagram
A arte como forma de cidadania global permite-nos chegar a outras audiências e permite também que as pessoas possam fazer as suas interpretações e analisar os seus estilos de vida, garantindo sempre que essas audiências conseguem aprofundar o seu nível de conhecimento consoante as suas necessidades. O episódio de podcast permite conhecer um pouco mais do imaginário da artista e compreender que também ela foi mobilizada para as questões da cidadania global.
E porque acreditamos que todos/as podem ser mobilizados para garantir um mundo mais sustentável e digno, lançamos um novo desafio:
Todos os jovens que tirarem uma foto na paragem de Santa Margarida da serra intervencionada no âmbito do projeto Our Food Our Future (OFOF) e que a publiquem identificado o @imvfongd e a hashtag do projeto #OurFoodOurFuture, podem levantar um kit OFOF: coluna de som ou um saco de pano (tote bag) na sede do IMVF entre dias 29 de agosto a 4 de setembro.
Estes são materiais de sensibilização em que exploramos a metodologia de aprendizagem pelo caminho. Um conjunto de músicas selecionadas por jovens, e disponibilizadas numa incrível playlist, esperamos mobilizar mais jovens à mudança, e com o sacos de compras, com uma ilustração de Diana Reis, esperamos que sempre que estiveram a comprar alimentos, o tema das compras justas e éticas esteja sempre presente.