Na segunda temporada da websérie Ingredientes (in)visíveis rumámos a Ponta Delgada, São Miguel – Açores, onde conhecemos boas práticas de alimentação ética e justa.

Empenhados em revelar todos os ingredientes que se escondem nos alimentos que consumimos, rumámos às Ilha de São Miguel, nos Açores. Entre paisagens deslumbrantes, as caldeiras de vulcões, as lagoas e miradouros, foi nas suas gentes que procurámos inspiração para descobrir novas e não tão novas práticas de sustentabilidade, que inspirem à adoção de um sistema alimentar verdadeiramente ético e justo, onde pessoas e planeta importam verdadeiramente. O que descobrimos e que revelamos em seis episódios não nos desiludiu, e mais importante não vos irá desiludir.

Da Invasão à Inovação

O projeto “IGA – Innovation Green Azores” está a revolucionar a sustentabilidade na região ao desenvolver produtos biodegradáveis a partir da fibra de plantas, oferecendo soluções inovadoras para substituir os objetos descartáveis de plástico no nosso dia a dia.

Ananás dos Açores: Cultivando a Tradição

Com dedicação familiar e um compromisso inabalável para com a sustentabilidade, testemunhámos como esta fruta é cultivada com carinho nas terras vulcânicas das ilhas. Fomos descobrir como a tradição é preservada, o sabor é celebrado e o cuidado com os trabalhadores e o meio ambiente são fundamentais para o sucesso da Boa Fruta.


Bogangas. O doce sabor da sustentabilidade

As Bogangas são feitas com imenso amor e inspiração – são uma das maravilhas dos Açores. Estas bolachas são confecionadas com o autêntico sabor do chá dos Açores e 100% de produtos frescos locais. Cada trinca é uma experiência de sabores genuínos, uma fusão perfeita entre tradição, inovação e sustentabilidade.

As Bogangas são também a materialização do sonho de duas mulheres inspiradoras. Uma história de perseverança e do poder de se ter uma forte comunidade local.

My Mush: Cultivo Local & Economia Circular

Fomos conhecer a “My Mush” e descobrimos um tesouro sustentável dos Açores! A “My Mush” teve, desde sempre, uma preocupação com a sustentabilidade na sua produção. A produção local de cogumelos é o coração de uma economia circular, onde cada etapa é aproveitada e valorizada. Com um compromisso firme com a sustentabilidade, cultivam os cogumelos de forma biológica, escolhendo as espécies que mais se adaptam às condições possíveis. A “My Mush” tem também feito um grande trabalho na consciencialização da comunidade e dos mais novos para a importância de, não só de incluirmos este “superalimento” na nossa dieta, como também de procurarmos consumir localmente.

O Zumbido da Biodiversidade

A apicultura vai para além da produção de mel – ela impulsiona a biodiversidade local. Com um compromisso apaixonado por proteger as abelhas e o meio ambiente, o Apiário Margaridas cria uma harmonia natural com a flora local. Para além da preservação do ambiente, o Apiário Margaridas promove o apiturismo – uma experiência na qual os visitantes mergulham no universo das abelhas e aprendem sobre a sua importância vital para todas as espécies. Cada zumbido leva-nos a um mundo de respeito pela natureza e descobertas incríveis sobre como funcionam os nossos ecossistemas.

Quinta do Agricultor

Na encruzilhada da década de 70, nasceram na mesma rua, filhos da terra açoriana. Uma infância moldada pelo trabalho árduo e valores simples. Hoje, a Quinta do Agricultor é o eco desses tempos. Ali, a tradição floresce, misturada com o frescor da sustentabilidade. Colhem histórias no ciclo completo da natureza, oferecendo aos visitantes (que se tornam amigos) um vislumbre da harmonia que a vida no campo pode proporcionar.

A Quinta do Agricultor é o presente, enraizado no passado, com os olhos no futuro.

Saiba mais sobre alimentação ética e justa aqui.

(Re)veja os outros episódios da websérie “Ingredientes invisíveis” no nosso YouTube.

 

 

Spread the love