No âmbito da celebração do Dia da Mulher Guineense, a 30 de janeiro de 2024, o projeto Observatório da Paz – Nô Cudji Paz organiza a 2ª edição da Roda de Mulheres sob o lema: “mindjer i motor di paz”.
A iniciativa será desenvolvida em formato de diálogo informal (djumbai), no campo de futebol junto ao liceu no bairro de Áfia, um dos bairros periféricos de Bissau, a partir das 9 horas, reunindo participantes de diversas sensibilidades sociais e culturais da sociedade guineense para abordar as seguintes temáticas multissectoriais:
- A integração do género na prevenção do fenómeno de radicalismo e do extremismo violento no mundo e em África em particular;
- O papel das mulheres no espaço público de diálogo e concertação social;
- Os impactos da violência baseada no género no processo da consolidação da paz e da coesão social.
Esta Roda de Mulheres pretende contribuir para a consolidação da paz e o reforço da coesão social através da valorização do papel das mulheres na promoção de mecanismos de diálogo inclusivo para a prevenção do radicalismo e extremismo violento na Guiné-Bissau.
O programa do evento será o seguinte:
08h30 | Receção dos participantes
09h00 | Animação cultural
09h30 | Sessão de abertura:
- Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH)
- Representante da Comunidade do Bairro da Áfia
- Representante da União Europeia na Guiné-Bissau
10h00 | Pausa café
10h40 | Djumbai: A dimensão e as consequências do fenómeno de radicalismo e do extremismo violento no mundo e em África em particular | Prof. Dr. Fodé Mané – Jurista e Investigador11h40 | Djumbai: O Papel das mulheres na consolidação da paz, no espaço público de diálogo e concertação social | Dra. Silvina Tavares – Presidente da Plataforma Política das Mulheres da Guiné-Bissau
12h40 | Djumbai: Os impactos da violência baseada no género no processo da consolidação da paz e coesão social | Dra. Nelvina Barreto – Jurista
13h30 | Recomendações finais, almoço e encerramento
O projeto Observatório da Paz – Nô Cudji Paz é financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e pela Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH). A ação pretende contribuir para o diálogo e para a promoção da paz, através do reforço da participação, do trabalho em rede e do estabelecimento de parcerias estratégicas com a sociedade civil, designadamente, abrangendo, diretamente, as mulheres jovens e adultas, com vista à prevenção da radicalização e do extremismo violento na Guiné-Bissau.
A ação contribui diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
- ODS 5 – Igualdade de Género– Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas.
- ODS 16 – Paz, justiça e Instituições Eficazes – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.