O Manual sobre Biopesticidas e Biofertilizantes: 10 Receitas para Utilização em Produção Biológica, elaborado no âmbito do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe, implementado pelo IMVF, já está disponível e pretende ser uma ferramenta útil para todos os agricultores no modo de produção biológica e para todos os técnicos do setor agrícola.
O Manual apresenta a forma de preparação de receitas de biopesticidas e de biofertilizantes, bem como as suas funções, as suas formas de utilização, o tempo de conservação e alguns alertas a ter em conta na preparação e aplicação dos mesmos, referindo também a importância do correto uso do equipamento de proteção individual.
A utilização de insumos produzidos ao nível local é uma das grandes prioridades do PAFAE no apoio à soberania alimentar, uma vez que permite aos agricultores diminuir os custos de produção e fornecer alimentos mais económicos e mais saudáveis à população local. Destaca-se também a utilização de biopesticidas na cultura da pimenta para o combate da cochonilha (praga) com resultados de total recuperação das plantas.
O processo de transmissão de conhecimentos é realizado pelos técnicos agrícolas do PAFAE junto dos produtores hortícolas através de formações práticas, durante as quais é demonstrado o modo de preparação e de utilização destes insumos biológicos e evidenciada a importância da implementação de práticas agroecológicas que permitam conciliar produtividade e produção hortícola sustentável.
A elaboração de “Manuais Práticos Agrícolas PAFAE” enquadra-se na estratégia de extensão rural do projeto para promover a adoção de boas práticas agroecológicas, quer na produção de alimentos para consumo local, quer nos produtos de exportação, tendo em vista a contínua promoção de uma agricultura biológica e de qualidade em São Tomé e Príncipe.
Manual disponível para consulta e download AQUI.
O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia e cofinanciado pela Cooperação Portuguesa através do Camões, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em estreita parceria com o Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca (MADRP) de São Tomé e Príncipe e tem vindo a contribuir para a fortalecimento da economia e a criação de emprego em São Tomé e Príncipe no setor das fileiras agrícolas de exportação.