O “Observatório da PazNô Cudji Paz”, em parceria com o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, realiza uma ação de formação no domínio da prevenção do radicalismo e extremismo violento destinada a 35 Quadros e Técnicos dos Ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos, do Interior e da Administração Pública, nos dias 29 a 30 de abril de 2024, na Casa dos Direitos a partir das 09h30.

Esta ação de formação visa dotar os quadros e técnicos da administração pública de conhecimentos para a deteção precoce dos sinais de radicalismo e extremismo violento, bem como mobilizar estes quadros das autoridades locais para a promoção da paz e coesão social na Guiné-Bissau.

Poderá encontrar mais informação sobre o Programa aqui

Durante os dois dias de formação, serão abordados vários temas entre os quais, as noções e conceitos básicos sobre o radicalismo e extremismo violento – dinâmica mundial, regional e nacional, perceções sobre as etapas do processo de radicalização, o papel dos quadros e técnicos da Administração Pública no reforço da coesão social e promoção da paz. Serão, igualmente, abordadas as respostas nacionais face ao radicalismo e extremismo violento.

O projeto “Observatório da Paz – Nô Cudji Paz”, é financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, com implementação pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e pela Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH). Contribui para o diálogo e para a promoção da paz na Guiné-Bissau através do reforço da participação, do trabalho em rede e do estabelecimento de parcerias estratégicas com a sociedade civil e as autoridades locais, com vista à prevenção da radicalização e do extremismo violento.

A ação contribui diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

  • ODS 16 – Paz, justiça e Instituições Eficazes – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.
Spread the love