Os Espaços Territoriais de Capacitação e Reincorporação (ETCR) são uma componente essencial do processo de Paz na Colômbia. Nestes espaços comunitários, ex-combatentes das FARC-EP procuram criar e consolidar novos projetos de vida na era pós-conflito. No ETCR Héctor Ramírez, na localidade de Agua Bonita, no município de La Montañita, no departamento de Caquetá, na Colômbia, o projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá tem vindo a apoiar este processo através da capacitação dos ex-combatentes em métodos agrícolas sustentáveis, permitindo-lhes, pela comercialização de uma produção própria, integrar o tecido socioeconómico da região.

No contexto deste ciclo formativo, que já incluíra uma Escola de Campo em Agricultura Sintrópica, decorreu, entre 14 e 17 de maio de 2019, a Escola de Campo Agrícola “Implementação de Espaços Produtivos e Ecológicos”. Esta formação teórico-prática foi dirigida por Federica A. B. Teixeira, perita internacional em permacultura e agroecologia. Foram abordados temas como o estabelecimento de projetos agrícolas baseados nos padrões da natureza e com uma grande biodiversidade de espécies hortícolas, medicinais e aromáticas, aplicando estes princípios numa parcela demonstrativa.

Esta Escola de Campo Agrícola contou com a participação de 27 pessoas, nomeadamente ex-combatentes, membros de comunidades da região, associações e instituições locais. A presença destes diferentes atores do território numa ação a decorrer num ETCR e em parceria com os antigos combatentes, tem um significado particularmente importante ao promover o reconhecimento do ETCR na região e a reintegração dos ex-combatentes.

 

Spread the love