O lançamento do projeto Acciona ODS: Ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através da participação de atores locais: uma abordagem territorial, teve lugar no dia 10 de setembro de 2019, na sede da Agência Andaluza de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AACID), em Sevilha.

O evento contou com a presença dos vários representantes das organizações parceiras: a Agência Andaluza de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AACID), a Agência Extremenha de Cooperação para o Desenvolvimento, o Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (FAMSI), a Associação In Loco e do IMVF.

O Acciona ODS tem como propósito melhorar a capacidade das comunidades para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11, 12 e 13, através de ações coordenadas levadas a cabo pelas autoridades locais e organizações da sociedade civil das zonas transfronteiriças entre Portugal e Espanha (Algarve e Alentejo, e Andaluzia e Estremadura).

O projeto é o reflexo de uma intervenção coerente para a dinamização do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, orientada para a promoção de comunidades sustentáveis (ODS 11), a produção e consumo sustentável (ODS 12) e a ação climática (ODS 13). Promove-se assim uma visão transregional dos ODS, o que representa uma oportunidade para abordar processos inovadores de desenvolvimento sustentável com diferentes atores de diferentes setores.

Este projeto é financiado pelo programa de cooperação para a promoção da maior fronteira da União Europeia: INTERREG V Espanha-Portugal (POCTEP).