Realizado no município de Cartagena do Chairá, no departamento de Caquetá, na Colômbia, no final de novembro, o Fórum sobre Produtos Florestais Não Lenhosos foi um evento de partilha de conhecimentos e troca de experiências entre os vários atores do setor dos produtos florestais não lenhosos de Caquetá. Foram dados a conhecer os vários projetos a decorrer nesta região amazónica, liderados por instituições públicas e privadas, organizações locais e projetos de cooperação.
A partilha dos diferentes progressos, inovações e investigações levadas a cabo por estes projetos permitiu compreender a importância deste setor na valorização e preservação da amazónia colombiana e, com o Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, iniciar a conceção de uma estratégia para a criação de políticas públicas para o setor. Esta estratégia será crucial para possibilitar o desenvolvimento do setor e apoiar os produtores que investem em cadeiras de valor ligadas a estes produtos, como é o caso de muitos beneficiários do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá.
A equipa do projeto e a Associação de Mulheres Rurais da Colômbia e de Caquetá (ASMUCOCA), do município de La Montañita – um dos grupos beneficiários do projeto que tem vindo a realizar um trabalho extremamente importante nesta área – partilharam os avanços alcançados na componente produtiva de produtos florestais não lenhosos, particularmente na valorização da canangucha (mauritia flexiosa) e dos seus potenciais. Foram divulgadas as várias ações de formação, capacitação e acompanhamento e a importância da inovação no aproveitamento deste produto e do seu potencial comercial. O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá assume-se assim como uma referência desta cadeia de valor no departamento de Caquetá.
O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.