A entrega de material e insumos agrícolas aos produtores de cacau insere-se na componente produtiva do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia e procura apoiar os produtores no processo de cultivo através da aplicação de insumos orgânicos para a melhoria da qualidade do solo e controlo de pragas e doenças.
A entrega dos materiais e insumos agrícolas foi feita de acordo com o perfil dos produtores. Aos 50 produtores de cacau biológico foi entregue composto biológico com microorganismos e minerais e outros componentes validados pela instituição certificadora, com o objetivo de fazer biopreparados para aplicar no controlo de pragas e doenças. Foram ainda doados uma bomba para a aplicação destes produtos, de natureza puramente biológica e um termómetro para monitorizar o processo de produção dos biopreparados. O modo de produção orgânico, com foco na sustentabilidade e na implementação de práticas agroecológicas é particularmente incentivado e fomentado no quadro da componente produtiva. Os 90 produtores de cacau de qualidade apoiados pelo projeto receberam também compostos para a produção de preparados para fertilização e controlo de pragas e doenças e termómetros.
Foi ainda entregue um plano de aplicação com explicações detalhadas sobre o processo de fertilização, gramagens e métodos de utilização e aplicação.
A entrega decorreu de 9 a 20 de dezembro de 2019 em zonas estratégicas dos municípios de La Montañita, El Paujil e Doncello. Esta atividade foi muito bem recebida pelos produtores que destacaram a qualidade dos produtos cedidos e a resposta que estes vêm dar às suas necessidades.
O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.