Ivan Duque, Presidente da Colômbia visitou, no início de fevereiro, o Departamento de Caquetá, na Colômbia numa missão que procurou dar a conhecer os avanços das políticas públicas no desenvolvimento territorial nas zonas afetadas pelo conflito armado. Durante esta visita, marcou presença no local onde estão a decorrer as obras da fábrica de transformação de cacau, construída pelo projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, com o apoio, através da cedência de materiais, da empresa Mota Engil.
A comitiva que acompanhou esta missão visitou várias iniciativas a decorrer no município de El Paujil, sendo constituída por um representante especial da União Europeia para o processo de Paz, pela Embaixadora da União Europeia na Colômbia, Patricia Llombart, pelo diretor de uma missão da ONU para a verificação dos avanços pós conflito, pelo Governador do Departamento de Caquetá, Arnulfo Gasca Trujillo e pela Alcaldesa de El Paujil, Ludivia Hernández Calderón.
A fábrica de transformação de cacau, cuja construção está a ser assegurada pelo projeto, inseriu-se na “rota” desta visita, enquanto exemplo dos esforços da União Europeia e da Cooperação Portuguesa para o processo de Paz no país, ao promover uma cadeia de valor regional, a criação de emprego e o fortalecimento do tecido económico na região.
Os membros da comitiva, acompanhados pela imprensa e por representantes da equipa do projeto, visitaram o local da construção da fábrica, conversaram com os trabalhadores e contribuíram, simbolicamente, com a colocação de tijolos, demonstrando o apoio a esta iniciativa.
O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.