“A União Europeia é feita pelos seus cidadãos e para os seus cidadãos!” São estas as palavras que marcam o programa Europa dos Cidadãos. É no quadro da coresponsabilidade para com o processo de incentivar a participação cívica dos cidadãos da União Europeia na definição daqueles que são os valores e as nossas políticas comuns que devemos atuar.

Sabemos hoje que a Europa se depara com grandes desafios para os próximos dias, meses e anos. Com decisões e políticas necessárias em questões que vão desde a saúde à educação, do emprego à sustentabilidade, da alimentação à erradicação da pobreza, é agora mais importante do que nunca que os cidadãos participem nos debates e ajudem a conceber as políticas.

Através do projeto TAS – Tese, Antítese, Síntese – Migration Labs, nos próximos 18 meses, vamos contribuir para a promoção da cidadania europeia e melhorar as condições de exercício das participações cívicas e democráticas na União Europeia, desenvolvendo mecanismos para uma melhor compreensão do processo de elaboração de políticas de migração da União Europeia, por parte dos seus cidadãos e criar oportunidades específicas de participação social, intercultural e de voluntariado.

De março de 2020 a 31 de agosto de 2021 organizaremos WorkLabs, debates e mesas redondas, que nos permitirão analisar narrativas, equívocos e estereótipos associados a migrantes e refugiados, discursos xenófobos e discriminatórios e propaganda anti-imigração.

As atividades vão decorrer na Roménia, Portugal, Bélgica, Itália e Sérvia e terão por finalidade impactar positivamente a Agenda da UE sobre migração e integração, dirigindo-se a jovens beneficiários e à população em geral, numa dimensão além-fronteiras, estabelecendo um contato direto e indireto com stakeholders influenciadores de políticas da União, em particular as migratórias. 

Se tens entre 18 a 30 anos e queres saber mais sobre este projeto e como podes participar nas atividades envia-nos um email com os teus dados. O email deve ser enviado para info@imvf.org com a referência no assunto “TAS – MigLabs”.

O projeto TAS – Tese, Antítese e Síntese | Migration Labs insere-se no âmbito do programa Europa para os Cidadãos (na vertente relativa ao compromisso democrático e participação cívica) e tem como parceiros a Asociatia Centrul European pentru Integrare Socioprofesionala (Romênia), Vocal Europe (Bélgica), Cooperazione Paesi Emergenti (Itália) e Terraforming South (Sérvia). Contará com a participação do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) em atividades de voluntariado.

Saiba mais sobre o projeto TAS – Tese, Antítese, Síntese – Migration Labs

Spread the love