Sabemos hoje que os desastres naturais provocam quase 14 milhões de deslocados por ano. À medida que a crise climática se aprofunda, os deslocados do clima também aumentam. Algumas projecções apontam para que em 2050 o número de deslocados ambientais seja superior a 143 milhões. De facto, a relação estabelecida entre os fenómenos naturais e o deslocamento forçado de populações é avassaladora, sendo o número de deslocados por razões climáticas superior ao número de deslocados por perseguição ou conflitos armados.

O papel das alterações climáticas na condução das tendências migratórias atuais e futuras, juntamente com o estatuto legal das pessoas que migram como resultado dos impactos das alterações climáticas é complexo, exigindo uma compreensão detalhada dos fatores subjacentes à migração. Pobreza, conflitos, condições económicas, degradação dos ecossistemas, falta de governança, entre outros temas, são apenas alguns dos fatores que determinam os atuais movimentos migratórios. Mas estamos de facto conscientes destas interligações e do seu impato na promoção da Agenda 2030 – Transformar o nosso Mundo? E será que numa altura em que os desafios que se levantam para a situação provocada pelo COVID-19 e que virou o nosso olhar para as agendas nacionais, não vai contribuir para desfocar a nossa atenção dos  problemas que se colocam a nível humanitário e ambiental? Conseguiremos manter o nosso foco na promoção de um processo de desenvolvimento justo, inclusivo e sustentável?

É precisamente a interligação temática entre estes desafios e o processo de desenvolvimento, bem como o nosso papel enquanto atores do desenvolvimento que a Campanha #ClimateOfChange irá focar.

O objetivo da Campanha #ClimateOfChange não é apenas melhorar o conhecimento e a consciencialização dos jovens cidadãos europeus sobre os temas mais prementes da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, mas também envolvê-los e promover padrões de estilo de vida sustentáveis e uma mudança para um modelo de economia humana sustentável dentro das nossas fronteiras planetárias.

Ao longo de 40 meses iremos trabalhar o eixo Conhecimento – Consciencialização – Campanha – Advocacia para assegurar que a Campanha #ClimateOfChange está assente numa base sólida de factos que comprovam a necessidade de promover padrões de estilo de vida sustentáveis e uma mudança para um modelo de economia humana sustentável dentro das nossas fronteiras planetárias.

Contamos com a participação de múltiplos atores do desenvolvimento, em especial jovens entre os 15-35 anos, e inúmeros parceiros europeus para garantir uma ação conjunta, concertada e coordenada que permitirá garantir a transformação social, política, económica e ambiental que queremos ver no mundo.

Saiba mais sobre este projeto: Campanha #ClimateOfChange

Spread the love