O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, financiado pela União Europeia e pelo Camões I.P e implementado pelo IMVF e pela Red Adelco, tem vindo a adaptar-se à evolução da situação no país no contexto da atual pandemia de Covid-19. A Colômbia encontra-se em confinamento geral obrigatório desde 24 de março de 2020.

O projeto tem demonstrado o seu apoio à campanha #QuedateEnCasa (fica em casa), colocando também todos os técnicos e funcionários da equipa em teletrabalho. Ainda assim, têm sido encontradas formas de continuar a prestar apoio aos beneficiários do projeto e de mobilizar recursos para a prevenção e mitigação do Covid-19 na região.

De uma maneira geral, o confinamento decretado não interferiu significativamente com o trabalho diário dos agricultores, que decorre em fincas relativamente isoladas. No entanto, a situação atual tornou impossível a prestação de apoio técnico presencial por parte dos técnicos do projeto que tentam agora, da melhor forma possível, acompanhar e apoiar o trabalho dos agricultores pelo telefone. Os técnicos do projeto têm também continuado a acompanhar, por via telefónica, as várias associações e organizações locais apoiadas pelo projeto. Ao mesmo tempo, a equipa de gestão e implementação tem aproveitado este tempo para atualizar e avançar tarefas administrativas, organizacionais e de seguimento.

O projeto tem vindo ainda a promover emissões do programa “Vozes de Caquetá para a Paz , uma ferramenta primordial para transmitir às comunidades da zona informações que se revelam essenciais no contexto atual.

Uma primeira emissão deste programa foi dedicada aos desafios pessoais, familiares e comunitários gerados pela situação de confinamento. Nesta emissão, realizada por uma psicóloga, técnica da componente social do projeto, foram divulgados conselhos para ajudar a enfrentar a situação atual, tais como atividades ocupacionais que podem ser realizadas, exemplos de técnicas de respiração e relaxamento e ainda informações de sensibilização relativamente a problemas psicológicos que possam surgir. Importa referir que a rádio representa um meio muito importante para a divulgação deste tipo de informações ao qual uma grande parte dos habitantes das zonas de intervenção do projeto, não teria facilmente acesso por outros meios.

Numa segunda emissão, intitulada Virtualidade em tempos de crise”, foi divulgada a estratégia de acompanhamento e apoio aos beneficiários, com foco nas novas tecnologias e na procura de formas alternativas de dinamização e comunicação. Os técnicos do projeto procuram assegurar o apoio social e técnico mantendo um contacto permanente com as comunidades através do telefone, WhatsApp e e-mail. Foram divulgados os principais meios de comunicação disponíveis, relembrando o desafio de chegar a comunidades rurais isoladas, onde muitas vezes o acesso a este tipo de tecnologias é reduzido, e relembrados os esforços da equipa do projeto para continuar a chegar a todos os beneficiários no contexto atual. Esta emissão procurou ainda dar voz a alguns dos beneficiários do projeto, que testemunharam como têm vindo a fazer face aos problemas gerados pela situação de confinamento.

O programa Vozes de Caquetá para a Pazcontinuará as suas emissões bimensais abordando vários dos temas de ação do projeto, tendo em conta a evolução da situação atual e as necessidades da população local.

Spread the love