No quadro das transformações socioeconómicas e ambientais impulsionadas pelo projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia, destaca-se uma nova abordagem produtiva que procura combinar a redução do impacto ambiental das atividades agrícolas com uma maior produtividade e rentabilidade e maiores oportunidades de diferenciação e introdução dos produtos locais em mercados especializados.
O projeto tem vindo a trabalhar com os produtores locais neste processo de transição progressiva, o qual exige uma mudança profunda das práticas agrícolas utilizadas e tem como uma das principais metas a obtenção da certificação biológica. O acompanhamento técnico regular prestado aos produtores, a realização de ateliers de capacitação e outros espaços formativos e a interlocução entre produtores e empresas compradoras e certificadoras, têm sido essenciais no processo de criação de uma cadeia de valor do cacau biológico no Departamento de Caquetá.
Construindo sobre os resultados destas iniciativas, foram certificados 25 produtores de cacau em 2020 e outros 28 produtores encontram-se na fase final do processo tendo, nos últimos meses, cumprido todas as normas exigidas para a certificação biológica. Será assim alcançada a certificação de um total de 53 produtores, que passarão a poder aceder aos mercados biológicos do NOP-USDA e UE, criando oportunidades para a procura e estabelecimento de parcerias comerciais com clientes americanos e europeus. Em fevereiro de 2021 será realizada, com o acompanhamento de vários peritos, uma visita final às fincas dos produtores, com o objetivo de formalizar e oficializar a certificação biológica.
O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.