No 4.º WorkLab do projeto TAS – Tese, Antítese, Síntese – Migration Labs, que vai decorrer no dia 25 de fevereiro, entre as 17h e as 19h, através da plataforma Zoom, serão apresentadas narrativas sobre migrações e os media.

Todos conhecemos as atuais narrativas sobre as migrações, com um enfoque particular sobre os aspetos negativos. A forma como os migrantes são retratados pelos meios de comunicação social tem um impacto junto das pessoas. A imagem criada em torno dos migrantes influencia a perceção que temos acerca dos mesmos, tanto nos espaços públicos, como nas relações sociais. Torna-se, assim, fundamental debater esta questão e perceber se a imagem veiculada pelos media é ou não a mais real e fidedigna.

É necessário mudar o discurso e a narrativa sobre as migrações, assim como combater os estereótipos associados aos migrantes e ao crescimento de movimentos populistas na Europa. É igualmente importante desconstruir falsos entendimentos e trabalhar sobre a realidade dos factos, números e testemunhos. Esta análise tem também de ser feita nos media. O combate a notícias falsas, a informações sensacionalistas e incorretas nunca foi tão relevante.

A dinamização do WorkLab ficará a cargo da equipa do projeto (De)Othering do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e pela ONG belga Vocal Europe.

Os WorkLabs dirigem-se a todos os jovens entre os 18 e os 30 anos, empenhados na promoção da justiça social e motivados para a transformação social, económica, política e ambiental. Estão, também, convidados todos os jovens que queiram ter um papel ativo na promoção dos valores da cidadania europeia e na melhoria das condições de exercício de participação cívicas e democráticas a nível da União Europeia, reiterando os valores da solidariedade, do diálogo intercultural, do mútuo entendimento e combatendo preconceitos relativos a migrantes e minorias.

Sabe mais sobre este WorkLab – Antítese II. E inscreve-te aqui.

Spread the love