O Departamento de Caquetá, na Colômbia, é uma região multicultural e multiétnica, onde conviveram historicamente diversas comunidades indígenas, as quais foram particularmente atingidas pelas dinâmicas geradas pelo conflito armado, como a violência ou o deslocamento forçado, ou pelas consequências da exclusão. O Acordo de Paz assume um conjunto de compromissos para com estas populações, razão pela qual o projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá incluiu um trabalho com as comunidades indígenas, vinculando o Resguardo de Huitorá na componente produtiva e priorizando o Cabildo Indígena ÜUS USE no contexto das Organizações da Sociedade Civil a fortalecer.

O Cabildo integra e representa os membros da comunidade indígena Nasa Kiwe e funciona como um espaço de encontro e reflexão coletiva através do qual se põem em prática as diversas leis, usos e costumes que regem a vida comunitária.

Apesar de ser uma população vulnerável, conta, ao mesmo tempo, com grandes ativos culturais e sociais que é necessário proteger e recuperar. O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá tem vindo a assegurar acompanhamento e formação a esta Organização da Sociedade Civil ao longo de toda a intervenção, com o objetivo de fortalecer as suas dinâmicas organizativas e seu modelo de funcionamento e governança. O lançamento do Apoio Financeiro a Terceiros (AFT) representa a última etapa deste processo e centra-se na implementação das seguintes ações: i) recuperação e preservação da língua materna que permitam a difusão e transferência do conhecimento, ii) desenvolvimento de exercícios que permitam visibilizar, partilhar e valorizar a identidade cultural, os valores tradicionais e as expressões culturais do povo Nasa Kiwe, iii) capacitações sobre a normatividade dos resguardos indígenas na Colômbia e suas dinâmicas dentro do sistema político-administrativo nacional e regional e, iv) dotação de material para o desenvolvimento de encontros, espaços e atividades que promovam a recuperação da cozinha e gastronomia tradicional.

Promove-se desta forma o conhecimento e preservação de expressões culturais próprias que fortaleçam a identidade comum e o enraizamento em torno das suas tradições. Isto permitirá sensibilizar as novas gerações e visibilizar a importância dos seus saberes ancestrais, assim como a necessidade de os transmitir e dar-lhes continuidade. Apoia-se desta forma o Cabildo na sua adaptação à normatividade existente e aos papéis e competências que assumem as autoridades étnicas, consolidando-se como uma plataforma robusta para a exigibilidade de direitos, diálogo institucional e impacto político.

Este apoio surge no contexto de um processo de capacitação e reforço da sociedade civil e organizações de base nas áreas de intervenção do projeto, contribuindo para o fortalecimento e a dinamização do tecido económico e social da região. Através deste mecanismo, o projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá presta apoio financeiro a um total de 30 organizações, com o objetivo de reforçar áreas ou projetos concretos nas suas áreas de intervenção respetivas. O fortalecimento das organizações de base que representam iniciativas coletivas de comunidades locais é uma forte componente do projeto. Juntamente com o processo de acompanhamento e formação que receberam, o instrumento de AFT permite a transferência direta de recursos para o incentivo das suas ideias e desenvolvimento de projetos prioritários.

O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.

Spread the love