Os jovens têm sido um dos grupos populacionais mais afetados pelas dinâmicas do conflito e pela falta de investimento e de oportunidades de emprego daí resultantes. A nível nacional, isto manifesta-se num forte êxodo, que expulsa grande parte deles dos ambientes rurais e que os leva a procurar oportunidades nas grandes cidades, acelerando o processo de envelhecimento do campo e pondo em risco a continuidade de muitas das atividades económicas que tradicionalmente ali se desenvolvem. Verifica-se, contudo, que as novas gerações têm um grande potencial como agentes de mudança e que podem desempenhar um papel protagonista na modernização dos ambientes rurais, e na incorporação de propostas de inovação e diversificação. Reconhecendo a necessidade de trabalhar em estratégias de inclusão que reforcem os laços urbanos – rurais e que capitalizem o conhecimento e as capacidades dos jovens, o projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia, incentiva iniciativas de empreendedorismo junto dos mais jovens.
Na sequência de um processo de fortalecimento das capacidades organizacionais da Fundação Jovens Estampando Paz, organização da sociedade civil centrada na oferta de serviços de publicidade e produtos estampados, foi atribuído um Apoio Financeiro a Terceiros (AFT) que se centra na melhoria tecnológica da oficina de estampagem através da aquisição de máquinas e equipamentos que permitam aumentar os volumes de produção, expandir o portfólio de serviços e melhorar os padrões de qualidade de seus produtos. Espera-se que os investimentos se materializem num aumento das receitas dos participantes e na rentabilidade da unidade produtiva. A motivação dos integrantes reflete-se no nível da contrapartida, que é quase equivalente ao investimento do projeto, e na vontade de fortalecer os aspetos organizacionais mais frágeis da organização. Em termos de sustentabilidade, a aposta centra-se em abrir as possibilidades de participação em novos mercados e redes de comercialização e em aceder a novos esquemas de contratação com entidades públicas e privadas da região.
Este apoio surge no contexto de um processo de capacitação e reforço da sociedade civil e organizações de base nas áreas de intervenção do projeto, contribuindo para o fortalecimento e a dinamização do tecido económico e social da região. Através deste mecanismo, o projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá presta apoio financeiro a um total de 30 organizações, com o objetivo de reforçar áreas ou projetos concretos nas suas áreas de intervenção respetivas. O fortalecimento das organizações de base que representam iniciativas coletivas de comunidades locais é uma forte componente do projeto. Juntamente com o processo de acompanhamento e formação que receberam, o instrumento de AFT permite a transferência direta de recursos para o incentivo das suas ideias e desenvolvimento de projetos prioritários.
O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.