Procurando apoiar o Sistema Nacional de Saúde são-tomense na resposta às necessidades existentes e emergentes no setor da saúde, o projeto Saúde para Todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (Especialidades e Telemedicina) reforça e dá continuidade à intervenção do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade nas áreas da prestação de cuidados especializados e telemedicina.
O projeto, com a duração de 1 ano (janeiro a dezembro de 2021) tem como principal objetivo contribuir para o reforço e melhoria da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, promover a disponibilidade de cuidados de saúde especializados e de telemedicina sustentáveis e de qualidade.
O reforço do apoio ao setor da saúde em São Tomé e Príncipe torna-se ainda mais premente tendo em conta a conjuntura mundial da pandemia de COVID-19. Irá beneficiar a totalidade da população são-tomense, cerca de 215.056 habitantes enquanto utilizadores do Serviço Nacional de Saúde; cerca de 1.282 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) do Serviço Nacional de Saúde são-tomense através de formação em serviço durante as missões de especialidade e via telemedicina; e 2 médicos, que receberão formação especializada (Dermatologia e Imagiologia) de longo curso em Portugal.
O projeto Saúde para todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (Especialidades e Telemedicina) é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal.
O IMVF atua em São Tomé e Príncipe desde 1988 na área da Saúde, tendo vindo a pôr em prática uma estratégia progressiva para a provisão integrada de cuidados preventivos, primários e especializados no país, que se tem revelado essencial para a promoção da acessibilidade, equidade e eficácia na prestação de cuidados de saúde e para a melhoria generalizada dos principais indicadores de saúde neste arquipélago ao longo das últimas décadas.