A 33.ª missão da especialidade de Oftalmologia esteve em São Tomé e Príncipe no âmbito do projeto Saúde para Todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (Especialidades e Telemedicina). A missão decorreu entre 20 de fevereiro e 6 de março de 2021, no Hospital Dr. Ayres de Menezes, na cidade de São Tomé, com os profissionais de saúde portugueses, Dr. Luís Dias Pereira e Enf.ª Anabela Raposo.
Esta foi a primeira missão desta especialidade no âmbito do projeto Saúde para Todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (Especialidades e Telemedicina), que veio reforçar e dar continuidade à intervenção do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade nas áreas da prestação de cuidados especializados e telemedicina.
Ao longo de duas semanas de missão foram realizadas 323 consultas médicas, 65 consultas de enfermagem e 67 intervenções cirúrgicas a patologias como catarata adulto e pediátrica, glaucoma, pterigeo e tumores.
Para além das ações médicas e de enfermaria foram realizadas, no dia 26 de fevereiro, as 2ªs Jornadas de Oftalmologia do Hospital Dr. Ayres de Menezes: “iSee® e Teleye®”. A cerimónia de abertura contou com a presença do Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Rui Carmo, do Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Dr. Edgar Neves, do Administrador Executivo do IMVF, Dr. Ahmed Zaky, do Diretor do Hospital Dr. Ayres de Menezes, Dr. Américo Pinto, do Chefe da Missão de Oftalmologia, Dr. Luís Dias Pereira, e dos médicos, enfermeiros e técnicos de São Tomé e Príncipe e da Região Autónoma do Príncipe.
No dia 5 de março, realizou-se o exame de saída da especialidade de Oftalmologia da Dr.ª Grimalde Trindade que contou com a presença do Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Dr. Edgar Neves, do Bastonário da Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe, Dr. Eduardo Neto, da Profª. Doutora Maria João Quadrado e da Prof.ª Doutora Isabel Silva, do CHUC (enquanto tutora), da Diretora do Cuidados de Saúde do Hospital Dr. Ayres de Menezes, Dra. Feliciana Sousa Pontes, do Presidente do Conselho de Administração do IMVF, Dr. Paulo Freitas, do representante do IMVF em São Tomé e Príncipe, Dr. António Lima, do coordenador das missões de Oftalmologia do Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade, Dr. Luís Dias Pereira e do Presidente do Conselho de Ensino e Formação da Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe, Dr. Celso Matos, bem como de vários colegas do Hospital Dr. Ayres de Menezes. A Dr.ª Grimalde Trindade tornou-se, assim, a primeira médica Oftalmologista em São Tomé e Príncipe.
O projeto Saúde para todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (Especialidades e Telemedicina) é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal.