A maior parte dos alimentos que compramos no supermercado contêm dois ingredientes nocivos: abusos dos direitos humanos e degradação ambiental.
Os trabalhadores são explorados, os pequenos produtores são despojados e despejados, as florestas são cortadas, a água é desperdiçada, as espécies animais e vegetais são dizimadas, os pesticidas destroem a natureza.
Os problemas chegam aos nossos pratos através das cadeias de abastecimento globais.
O sistema alimentar global é controlado por grandes empresas e cadeias que querem maximizar os seus lucros.
Com a campanha #OurFoodOurFuture, vamos lutar por novas leis e práticas comerciais que acabem com as injustiças do nosso sistema alimentar global.
Foi neste contexto, que o IMVF e a Associação Renovar a Mouraria, no âmbito da #EUGreenWeek2021, dinamizaram uma oficina de bombas de sementes e uma oficina sobre compostagem.
A seedbomb ou bomba de sementes é uma técnica ancestral japonesa que promove o cultivo de plantas pelo arremesso de bolas compostas de argila, substrato vegetal e sementes.
Porque a vida nasce nos sítios mais improváveis, estas bombas podem ser arremessadas em terrenos baldios, em parques ou jardins abandonados, ou mesmo nos canteiros que estão despidos e que encontramos um pouco por toda a paisagem urbana. Podem também ser plantadas no seu jardim.
Ao longo da oficina sobre bombas de sementes refletimos sobre a necessidade de adotar estilos de vida mais sustentáveis e falar sobre alimentação ética e justa.
Se também achas que não podemos continuar a tolerar as injustiças que caracterizam o atual sistema alimentar, então junta-te ao movimento #FeedTheFuture: planta uma semente e deixa o mundo saber para quê!
Estas iniciativas foram promovidas no âmbito da campanha #GoEAThical: OurFood.Our Future, financiada pelo Programa DEAR da União Europeia, e apoiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.