No dia 10 de agosto de 2021 decorreu, em Bruxelas, a Conferência Final do projeto TAS – Tese, Antítese e Síntese – Migration Labs, Voice for Youth: Migration Labs results, na qual foram apresentadas as recomendações políticas para as migrações dos cinco países parceiros, elaboradas ao longo do projeto. A conferência contou com a presença de decisores-políticos e investigadores, bem como dos jovens e técnicos representantes das organizações parceiras.

Durante a manhã, um conjunto de oradores debruçou-se sobre a questão de como as recomendações políticas dos jovens devem ser tratadas pelos decisores-políticos. Este primeiro painel contou com a participação do Eurodeputado Thijs Reuten, do Presidente do Comité Económico e Social Europeu Henri Malosse, do Analista Político do European Policy Center Alberto Neidhardt, da Analista de Projetos da Organização Internacional para as Migrações Rabab Ahmad, e do Responsável Político do European Council on Refugees and Exiles Reshad Jalali. Da parte da tarde, os jovens representantes das organizações parceiras do projeto apresentaram as suas recomendações aos decisores-políticos e investigadores presentes. No final, os participantes da conferência reuniram-se para um momento de discussão e partilha de experiências sobre o projeto e sobre o tema das migrações.

Em representação do IMVF, a Madalena Carvalho e a Mariana Álvares estiveram presentes em Bruxelas, onde apresentaram e discutiram as Recomendações Políticas Portuguesas junto dos decisores-políticos europeus.

“A Conferência final do TAS foi muito enriquecedora e produtiva. A partilha de experiências com os outros participantes e o momento final de discussão foram os pontos altos desta experiência que, no seu todo, contribuiu muito para o meu conhecimento e sensibilidade em relação ao tema das migrações.”

Mariana Álvares

“A participação juvenil e a cidadania ativa são essenciais na construção de uma sociedade mais democrática e igualitária, pilares estruturantes do projeto europeu. A partilha das recomendações e posterior discussão com os participantes e oradores, em Bruxelas, foi o culminar de uma experiência extremamente enriquecedora de vários Workshops em que discutimos temáticas relacionadas com migrações.”

Madalena Carvalho

O projeto TAS – Tese, Antítese e Síntese – Migration Labs inseriu-se no programa Europa para os Cidadãos (na vertente relativa ao compromisso democrático e participação cívica) e teve como parceiros a Asociatia Centrul European pentru Integrare Socioprofesionala (Roménia), Vocal Europe (Bélgica), Cooperazione Paesi Emergenti (Itália) e Terraforming South (Sérvia). Contou com a participação do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) em atividades de voluntariado.

Saiba mais sobre o projeto TAS – Tese, Antítese, Síntese – Migration Labs.

Spread the love