
A Conferência Final do projeto TAS Migration Labs “Voice for Youth: Migration Labs results” irá decorrer no dia 10 de agosto em formato misto, contando com a presença física dos participantes selecionados em Bruxelas e aberta ao público em geral online.
Os migrantes contribuem de forma positiva para o desenvolvimento dos países de origem e de destino, no entanto observamos vários estereótipos e conceções erradas sobre migração no discurso público ou na área de elaboração de políticas. A fim de combater a estigmatização dos migrantes é crucial promover o diálogo intercultural e a compreensão mútua, e dar oportunidade de participação aos jovens. Por conseguinte, cinco organizações parceiras europeias implementaram o projeto TAS – Tese, Antítese, Síntese – Migration Labs. Este projeto, financiado pelo programa da UE “Europa para os Cidadãos”, envolveu jovens e intervenientes relevantes no campo da migração, abordou narrativas de migração de diferentes perspetivas e centrou-se na participação cívica e democrática ao nível da UE.
Mariana Álvares e Madalena Carvalho foram selecionadas para representar Portugal no evento final do projeto, em Bruxelas, onde terão a oportunidade de partilhar as suas perspetivas e apresentar recomendações aos decisores políticos da UE para que promovam migrações mais seguras e justas para todos.
Entre os jovens que participaram em todos os 5 WorkLabs promovidos pelo IMVF no âmbito do projeto TAS Migration Labs, foi feita uma seleção das representantes, por um júri, assente nos seguintes critérios: a compreensão (clareza) do tema, a participação e relevância dos argumentos, e a capacidade de comunicar e desenvolver o raciocínio lógico.
Os 5 WorkLabs juntaram jovens e atores relevantes na área da migração e permitiram uma análise das migrações a nível nacional e internacional, trabalhando preconceitos e estereótipos, de modo a criar novas narrativas sobre os migrantes e sobre as migrações e a apresentar um conjunto de recomendações políticas destinadas aos decisores políticos da UE.
O evento final do projeto é gratuito, mas com inscrição obrigatória para a participação online. Se, como nós, acreditas que é necessário promover a justiça social e agir para a transformação social, política, económica e ambiental, inscreve-te aqui. Após concluíres a tua inscrição irás receber uma confirmação por email com informação sobre como aceder à Conferência.
Fica a conhecer o Programa do evento aqui.
Para assinalar o final do projeto e enaltecer as atividades desenvolvidas ao longo do mesmo, no evento final vão ser apresentados os Documentos com as Recomendações sobre políticas de migração, aos decisores políticos e stakeholders, bem como um conjunto de questões sobre as migrações, colocadas pelos participantes dos WorkLabs. E ainda, será realizada uma partilha em grupo da experiência de participação no projeto TAS e nos WorkLabs.
Lê o Documento de Recomendações para a União Europeia aqui.

Sabe mais sobre o evento aqui.
O objetivo do projeto TAS – Tese, Antítese, Síntese – Migration Labs consistiu em apoiar os princípios de cidadania da UE e promover uma melhoria na participação cívica e democrática, reafirmando valores de solidariedade, diálogo intercultural, compreensão mútua e combate aos estereótipos existentes sobre migração e minorias.
Recorda os 5 WorkLabs dinamizados pelo projeto:
1.º WorkLab (2 de junho de 2020) Tese I: Os jovens e as narrativas sobre as migrações – foram analisadas e debatidas as atuais narrativas sobre migração em Portugal e na Europa, bem como identificados os principais preconceitos e estereótipos sobre as migrações e sobre a pessoa migrante;
2.º WorkLab (25 de junho de 2020) Tese II: Narrativas sobre Migrações – foram analisadas as atuais narrativas sobre as migrações;
3.º WorkLab (16 de novembro de 2020) Antítese I: Narrativas sobre Migrações e como combater as Fake News – foram apresentadas novas narrativas sobre migrações;
4.º WorkLab (25 de fevereiro de 2021) Antítese II: Narrativas sobre as Migrações e os Media – foram debatidas e analisadas narrativas sobre migrações e os media;
5.º WorkLab (28 de maio de 2021) Síntese: Migrar com dignidade – foram debatidos os modelos (in)sustentáveis de trabalho migrante, o trabalho escravo e o papel dos jovens na promoção de uma cidadania mais participativa e consciente.