O projeto TAS – Tese, Antítese e Síntese – Migration Labs tem vindo a promover os valores da cidadania europeia e a melhoria das condições de exercício de participação cívicas e democráticas a nível da União Europeia, reiterando os valores da solidariedade, do diálogo intercultural e do entendimento mútuo e combatendo preconceitos relativos a migrantes e minorias.

Através de um trabalho de recolha e registo em formato vídeo de histórias de vida de migrantes em Portugal, o projeto TAS – Tese, Antítese e Síntese – Migration Labs procurou formas inovadoras de promover a participação cidadã e o envolvimento com a comunidade, consolidando a existência de novas narrativas. Narrativas reais na primeira pessoa, sem filtros, de pessoas que aceitaram partilhar momentos e histórias que fazem parte do seu percurso de vida. Pessoas generosas por partilharem, por se darem a conhecer e, quem sabe, por inspirarem os mais jovens.

#1 Histórias de Vida | Sollange Binhã, a Fundadora

“Estou preparada para novos desafios.”, Sollange Binhã, 40 anos, guineense.

A saída da Guiné-Bissau. O campo de refugiados no Senegal. A chegada a Portugal com o estatuto de refugiada. O impacto deste acontecimento na sua vida. A história que construiu em Portugal. A Fundadora.

#2 Histórias de Vida | Jeffrey Luna, o Peregrino

“O amor pela família é mais importante do que qualquer coisa.”, Jeffrey Luna, 52 anos, venezuelano.

A insegurança vivida na Venezuela. A saída do país de origem. O recomeço em Portugal e as dificuldades sentidas. Os desafios do trabalho. A partilha em família. O legado que quer deixar aos filhos. A religião enquanto paz espiritual. O Peregrino.

#3 Histórias de Vida | Filomena Farinha, a Passadora de Cultura

“Toda a gente quer ter uma bandeira, toda a gente quer ser parte de um lugar.”, Filomena Farinha, 54 anos, angolana.

As 3 pátrias: Angola, Portugal e Brasil. A saída de Angola. A paixão por Portugal e a infância feliz na aldeia do pai, em Mortágua. A ida para o Brasil. O núcleo familiar e a figura da D. Estela. A criação da sua empresa. A retribuição do acolhimento sentido no Brasil. Uma portuguesa, natural de Angola, com sotaque brasileiro. A Passadora de Cultura.

#4 Histórias de Vida | Rochele Nunes, a Judoca

“Sou uma pessoa que ama muito viver, gosto de viver intensamente.”, Rochele Nunes, 31 anos, brasileira.

A vinda para Portugal para praticar judo. As saudades da família. A superação de momentos menos bons. A sua positividade e o seu otimismo. A alegria e intensidade de viver. A disciplina e o foco. O judo como estilo de vida. A Judoca.

#5 Histórias de Vida | Felizmelo Borja, o Estudante Ativista

“Comecei a conviver com imigrantes, ver onde moravam e a frequentar as suas casas, achei que as condições não eram normais e comecei a falar sobre isso.”, Felizmelo Borja, 25 anos, guineense.

O encerramento da faculdade onde estudava na Guiné-Bissau. A escolha de Portugal (Alentejo) para continuar os seus estudos. A procura de trabalho para pagar os estudos. O árduo trabalho no campo. O contacto com migrantes na região. A criação do canal “Mente Saudável”, no qual reflete sobre migração e racismo e motiva os seus compatriotas a procurarem melhores condições de vida. O Estudante Ativista.

#6 Histórias de Vida | Lina Ramos, a Lutadora

“Enquanto tiver saúde, tudo aquilo que precisar posso conseguir. Posso, porque eu vou à luta! Eu sou assim.”, Lina Ramos (“Avózinha”), 51 anos, guineense.

A saída da Guiné-Bissau após a guerra. A chegada a Portugal e o apoio da família. O trabalho na CP – Comboios de Portugal. O contínuo investimento nos estudos. O envolvimento na Associação dos Filhos e Amigos de Farim (AFAFC) e a luta pelo fim da prática da mutilação genital feminina. A procura constante por aquilo que quer e em que acredita. A Lutadora.

Explore a playlist “Histórias de Vida” aqui.

Vídeos: Gustavo Lopes Pereira | Âmago

Spread the love