Teve lugar na manhã do dia 8 de junho, no Auditório do Centro Cultural Português, em São Tomé, a Ação IV das Jornadas Científico-Pedagógicas “Educação e Formação de Professores em STP: Analisar o Presente para Projetar o Futuro”, uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe (MEES) e do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP).
Esta Ação, subordinada ao tema “Gestão e Administração Escolar”, contou com cerca de 60 participantes, nomeadamente, o assessor da Ministra da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe em sua representação, inspetores da educação, diretores de escolas (a maioria dos participantes), supervisores, outros agentes educativos do MEES e ainda da equipa do PAISE-STP.
O programa do evento incluiu uma conferência proferida pela Doutora Marília Favinha, da Universidade de Évora (Portugal), intitulada “Pensar a gestão e administração da educação em STP: novos e velhos desafios”, seguida de uma comunicação por parte do Diretor do Liceu Nacional e membro do grupo de trabalho de gestão e administração escolar do MEES/PAISE-STP, Dr. Francisco Marcelo, intitulada “Gestão e administração das escolas secundárias em STP: da situação atual às perspetivas de futuro”.
O espaço de debate foi bastante participado, incidindo essencialmente sobre os constrangimentos que a gestão e administração das escolas enfrenta, as perspetivas de desconcentração e de autonomia e a necessária mudança no método de indigitação dos responsáveis pela gestão e administração das escolas.
Após cerca de 1 hora de debate, a Ação deu-se por encerrada com a entrega de declarações de participação a todos os presentes.
O Programa das Jornadas pode ser consultado aqui.
Leia as notícias sobre o lançamento das Jornadas Científico-Pedagógicas 2022, que decorreu no dia 8 de abril, aqui, sobre a Ação II com o tema “Avaliação de Escolas”, que decorreu no dia 29 de abril, aqui e sobre a Ação III com o tema “Formação Contínua de Professores”, que decorreu nos dias 10 e 12 de maio, aqui.
O PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da USTP e do MEES de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.
Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.