Se queremos “Deixar o mundo um pouco melhor do que encontrámos” então a nossa ação tem de ser diária e comprometida com um estilo de vida sustentável, em que todos e todas em todas as geografias vivem uma vida digna, em pleno respeito pela nossa Casa Comum.

Pode parecer difícil, mas os 23 mil escuteiros reunidos na Festa do Centenário, em Braga, nos dias 26 e 27, mostraram-nos que podemos de facto mobilizar uma comunidade para a mudança.

E o IMVF, através da Unidade de Cidadania Global,  juntou-se à festa. Num espírito de parceria que caracteriza a comunidade escutista o IMVF foi convidado a estar presente com a Campanha Our Food. Our Future (OFOF) e com o projeto FACT – Factos e mitos: como reconhecer a verdade na era da (des)informação.

A parceria entre a Campanha OFOF e o Departamento Nacional de Ambiente, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), aprofundou-se com o projeto  Escutismo.Come, apoiado pela campanha OFOF através de um mecanismo de subgranting e que resultou na dinamização de centenas de atividades e na criação de um Guia Alimentar para Escuteiros. O guia permitirá “ter uma alimentação adequada aliada a um estilo de vida saudável, que inclui a prática regular de atividade física, contribui para a promoção da saúde, para a prevenção de doenças crónicas e para a melhoria da qualidade de vida em qualquer idade. Porque somos aquilo que comemos é imperativo garantir que o nosso sistema alimentar respeita os direitos humanos, sociais e ambientais em toda a cadeia de produção.

Este também foi o mote para a criação do jogo “Era uma vez…”, onde recorrendo a dados com imagens convidamos os participantes a criar um história sobre a necessidade de garantir um sistema alimentar mais ético, justo e sustentável.

Hoje sabemos que a utilização da gamificação na educação oferece inúmeras vantagens no processo de aprendizagem, uma vez que permite uma maior interação social e maior participação, desenvolvimento da criatividade, curiosidade, motivação, colaboração, promoção do diálogo, desenvolvimento de competências socio emocionais…

Foi com base nesta premissa que também dinamizámos, no âmbito do projeto FACT,  dois jogos, Parlamentarium e Out of the Box, com o objetivo de incentivar à reflexão sobre notícias falsas. O Parlamentarium centra-se no funcionamento interno do Parlamento Europeu. Vais descobrir como é elaborada a legislação europeia e quais as partes interessadas envolvidas no processo.  Ao longo do jogo os participantes recolheram informação sobre o tema a debater; selecionaram informações relevantes para a tomada de decisões, usaram as suas capacidades de comunicação, e trabalharam a cooperação. Já através do jogo Out of the Box foi possível trabalhar a identificação e o combate à desinformação e as Fake News.

A oportunidade de ativar a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global em contextos de educação não formal permite-nos consolidar os espaços para uma cidadania ativa e comprometida com a justiça social e a justiça climática.

Que celebremos, juntos, mais 100 anos de atividades, reflexão e aprendizagens para o Bem-comum.

Spread the love