A 8.ª campanha de vacinação de aves na Guiné-Bissau, no âmbito da Ação Ianda Guiné! Galinhas, estará a decorrer durante os meses de outubro e novembro de 2023, nas regiões de Cacheu, Gabu, Bafatá, Oio, Setor Autónomo de Bissau (SAB) e Biombo.
À semelhança das campanhas anteriores, serão mobilizados, em articulação com a Direção de Pecuária da Guiné-Bissau, técnicos especializados entre veterinários, paraveterinários e animadores para vacinar o maior número de aves possível, com o objetivo de prevenir doenças como a Newcastle e a gripe aviária.
Está prevista a vacinação de 25 mil aves, beneficiando um número alargado de criadores e respetivas famílias, maioritariamente mulheres rurais que veem na avicultura uma forma de empreendedorismo para a geração de rendimento para a família.
As campanhas de vacinação de aves na Guiné-Bissau representam um importante apoio aos avicultores e respetivas famílias, garantindo as condições de saúde necessárias aos animais e prevenindo doenças, muitas vezes causadoras da morte destas aves, contribuindo para a autossuficiência do país no que diz respeito aos produtos provenientes da criação de aves. Também as mulheres rurais são amplamente impactadas através destas iniciativas, uma vez que com a vacinação e subsequente redução da mortalidade avícola, contribuímos diretamente para garantir o sustento das famílias, com especial enfoque para as mulheres.
Para além das famílias, estas campanhas de vacinação abrangem, igualmente, duas empresas sociais avícolas no país, nomeadamente, a CEDAVES e a Piu Piu Awara.
A ação Ianda Guiné! Galinhas já promoveu 7 campanhas de vacinação entre 2019 e 2023, tendo sido vacinadas 128 373 galinhas, assegurando um importante apoio a 2 327 famílias de avicultores.
Foram ainda apoiadas 2 empresas sociais especializadas em avicultura, com a vacinação de 7 515 aves contra a doença de Newcastle e gripe aviária, durante o mesmo período (2019 a 2023). Pelo que, no total foram vacinas 135 888 aves na Guiné-Bissau no âmbito da Ação Ianda Guiné! Galinhas.
De salientar que, para que estas campanhas fossem bem-sucedidas, contámos com a colaboração e o envolvimento de 19 técnicos: 6 paraveterinários, 6 veterinários, 6 animadores e 1 técnico da Ação. A realização destas campanhas de vacinação conta com a cooperação da Direção-Geral de Pecuária do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Guiné-Bissau.
A Ação Ianda Guiné! Galinhas é implementada pelo IMVF, pela ONG italiana MANI TESE, pela ONG guineense Asas de Socorro e pela Universidade de Turim, com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito de Ianda Guiné!, um programa da União Europeia desenvolvido em parceria com oito ações complementares, coerentes e harmonizadas que concorrem para o mesmo objetivo: promover soluções para problemas sociais e novas oportunidades económicas.