O projeto FACT pretende criar uma rede de jovens FACT. Uma rede de verificadores de factos independentes para desmascarar notícias falsas sobre as eleições para o Parlamento Europeu de 2024. Os verificadores de factos – designados FACT Guardians – serão um grupo de jovens de vários países da UE que irão relevar e desconstruir a desinformação nas redes sociais.
Enquanto membros desta rede, e em contacto com outros em toda a UE, o/as FACT Guardians serão responsáveis pela análise das notícias, especialmente as que são divulgadas durante a campanha eleitoral. Vão passar a pente fino páginas web não verificadas, mensagens WhatsApp e discursos políticos, utilizando ferramentas de verificação de factos.
O que é necessário para ser um/a FACT Guardian?
- ser um/a cidadã/o ativa/o e empenhado na justiça social
- ter olho clínico e pensamento crítico
- ser entre 16 e 30 anos
- Ser cidadã/o da UE
- Ser capaz de comunicar em inglês
- Disponibilidade para dedicar cerca de 2-3 horas por mês
O/As Guardians receberão formação, serão apresentados na página do FACT dedicada à Rede de Jovens FACT e receberão um certificado de participação no final do projeto.
Inscreve-te para ser um/a FACT Guardian aqui.
Inscreve-te até 30 de novembro de 2023 às 12h00 CET. Após este prazo, os parceiros FACT irão rever todas as candidaturas e aceitar os candidatos relevantes. A lista final será publicada no início de dezembro e cada candidato será informado sobre o resultado via email.
O FACT – Factos e mitos: como reconhecer a verdade na era da (des)informação é um projeto cofinanciado pelo CERV – Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores da União Europeia, que pretende sensibilizar para a importância da verificação da verdade nas notícias, através da participação e contribuição dos cidadãos para a vida democrática e cívica da União Europeia, dando a conhecer e trocando publicamente pontos de vista sobre todas as áreas de atuação da União Europeia.