No âmbito das candidaturas à linha de cofinanciamento de projetos de Educação para o Desenvolvimento 2020, o IMVF viu aprovado o financiamento por parte do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. para três projetos plurianuais já contratualizados e para um no qual o IMVF é parceiro e que tem início previsto no 2º semestre de 2020.
RUMO A 2030
Rumo a 2030 – Campanha para a Promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global. Este projeto, financiado pelo Camões, I.P., corresponde ao segundo ano de implementação de ações e é um compromisso da RICD (Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento) de cumprir com a Agenda 2030. A RIDC envolve atualmente cerca de 20 municípios e o projeto pretende capacitar os respetivos técnicos e decisores políticos sobre a Agenda e o papel transformador da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global. O projeto apoia os municípios na construção e implementação de uma campanha dirigida diretamente aos seus munícipes, de modo a promover a adoção de atitudes e comportamentos que tornem o desenvolvimento sustentável uma realidade.
CAMPANHA #ClimateOfChange
Campanha #ClimateofChange. Esta campanha pan-europeia para um futuro melhor pretende não só melhorar o conhecimento e a consciencialização dos jovens cidadãos europeus sobre temas da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, mas também promover estilos de vida sustentáveis e envolvê-los na mudança para um modelo de economia sustentável. Tem a duração de 40 meses e consiste na elaboração de estudos de caso e relatórios que sirvam de base às atividades de sensibilização, mobilização e advocacia. O envolvimento dos jovens na Campanha será feito recorrendo a estratégias de comunicação orientadas para a mudança e a debates e visitas de estudo. O website da Campanha bem como filmes, digressões, festivais e outros eventos serão o palco da ação conjunta e mobilizadora e o trabalho de advocacia será feito em parceria com vários atores do desenvolvimento.
CAMPANHA #GoEAThical
Campanha #GoEAThical. Esta campanha para a promoção do desenvolvimento mais justo, digno e sustentável tem por objetivo comprometer a juventude com políticas europeias de desenvolvimento que contribuam para a mitigação dos desafios globais das migrações e das alterações climáticas e para a produção e consumo sustentáveis de alimentos. De março de 2020 a agosto de 2023 o projeto fará uma campanha pan-europeia para sensibilizar e mobilizar os jovens europeus, para a construção de um sistema de produção e consumo alimentar mais justo, digno e sustentável. Nesse sentido, serão realizados estudos, laboratórios de ação, concursos, tours, petições, seminários, palestras, festivais e outras iniciativas, recorrendo a estratégias e metodologias participativas, dinâmicas e orientadas para a ação.
#CoerênciaNaPresidência – Advocacia pelo Desenvolvimento Global
O IMVF será, ainda, parceiro no projeto #CoerênciaNaPresidência – Advocacia pelo Desenvolvimento Global, com a FEC- Fundação Fé e Cooperação. Um projeto que pretende dar um impulso aos temas da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento (CPD). Em vésperas de Portugal assumir a Presidência do Concelho da União Europeia torna-se ainda mais imperativo dar destaque ao papel que os atores do desenvolvimento podem ter na promoção de um processo de desenvolvimento, que se quer sustentável, digno e coerente. Um papel que o presente projeto irá reforçar através da produção e disseminação de conhecimento sobre a CPD, não só a nível nacional, mas também a nível internacional.
Em todos os projetos, para além de ser assegurada a interligação dos temas da Cidadania Global, há também a preocupação de inovar em termos de metodologias e ferramentas utilizadas, trabalhando com um público diversificado e sempre em parcerias. Com estes novos projetos iremos também contribuir, de forma eficaz, para o plano de ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.
No website do Camões, I.P. pode ler-se que:
No âmbito do processo de candidatura a cofinanciamento do Camões, I.P. foram submetidos 30 projetos, de 18 ONGD, sendo que o valor total solicitado para a fase ascendeu a 1.279.597,69 euros. Após análise ponderada, de acordo com os critérios estabelecidos e considerada a verba disponibilizada, foram selecionados 17 projetos, de 11 ONGD, correspondendo o valor aprovado para a fase a 594.871,18 euros.
Conheça a ação do IMVF nas áreas da Cidadania Global e Autarquias e Poder Local.