O IMVF aderiu à Plataforma Action for Sustainable Development, criada em abril de 2016 e que é hoje constituída por mais de 3 mil organizações e ativistas de mais de 155 países (cerca de 80% situados no Sul Global).
Os membros da Plataforma acreditam num modelo que tenha o planeta e as pessoas no centro do desenvolvimento. Por isso, apelam e apoiam uma agenda transformativa que implemente modelos de produção, consumo, comércio e investimento que utilizem responsavelmente os recursos naturais e que criem riqueza e a distribuam mais equitativamente. Veem a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e o Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas, como marcos cruciais para um mundo mais justo e sustentável, no qual ninguém seja deixado para trás.
Em termos da forma como se organiza, a plataforma conta com grupos da sociedade civil que trabalham nos domínios da ação política e da advocacia para influenciar decisões políticas sobre o desenvolvimento sustentável.
Em termos de mobilização, tenciona envolver cerca de um milhão de cidadãos ativos todos os anos, para manter a visibilidade pública da agenda partilhada pelos membros. Apoia grupos de monitorização e acompanhamento das ações dos diversos governos para a concretização da Agenda 2030 e do Acordo de Paris. Apoia igualmente boas práticas e soluções inovadoras que mantenham vivos os objetivos aos níveis nacional e global, contribuindo para um mapeamento online interativo e para a realização de seminários e webinars.
Como membro desta plataforma, o IMVF associou-se a centenas de organizações da sociedade civil de todo o mundo na declaração, Citizen action on Covid-19: Standing together in the face of the global pandemic. Um apelo aos líderes políticos mundiais para que garantam que as medidas de resposta ao momento de crise que vivemos sejam tomadas, no sentido de construir um futuro mais justo para todos/as, tendo em conta questões tão prementes como as desigualdades, os direitos civis, os direitos das mulheres ou a justiça climática.
A adesão a esta plataforma permite também complementar o trabalho desenvolvido em torno das campanhas pan-europeias #ClimateofChange e #GoEAThical e mobilizar um conjunto alargado de cidadãos em torno do Desenvolvimento Sustentável.
Saiba mais esta plataforma em action4sd.org