No contexto da aposta na produção de plantas aromáticas, parte da componente produtiva do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia foram entregues ferramentas e insumos agrícolas aos produtores desta cadeia de valor.
Com estes materiais e ferramentas agrícolas os produtores poderão implementar as práticas e os sistemas produtivos promovidos pelo projeto no contexto de ações de capacitação e formações já realizadas. O projeto tem vindo a apoiar, nestas comunidades, o estabelecimento de projetos agrícolas com uma grande biodiversidade de espécies hortícolas, medicinais e aromáticas com o objetivo de, por um lado, reforçar a sua capacidade de subsistência e segurança alimentar e, por outro, apoiar a criação de uma cadeia de valor com base na produção de plantas aromáticas (óleos essenciais e produtos cosméticos naturais). O estabelecimento desta cadeia de valor será essencial para aumentar e diversificar os rendimentos destas populações e reforçar o tecido económico nesta região.
Beneficiaram desta iniciativa cerca de 30 produtores do poblado Hector Ramirez (antigo Espaço Territorial de Capacitação e Reintegração), constituído por antigos combatentes das FARC, e campesinos de comunidades circundantes.
Esta atividade foi realizada com todas as precauções necessárias no atual contexto de pandemia de COVID-19, tendo sido mantido o distanciamento social e assegurada a utilização de máscaras e álcool gel por toda a equipa do projeto e beneficiários.
O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.