Ao longo dos meses de setembro e outubro de 2020, a equipa do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia prestou apoio técnico aos 29 produtores de plantas aromáticas beneficiários do projeto. Foram ainda entregues e plantadas várias espécies vegetais com o objetivo de promover a biodiversidade nas hortas e jardins de plantas aromáticas.

A produção de plantas aromáticas no município de La Montañita procura reconhecer as propriedades terapêuticas e medicinais das várias espécies desta região amazónica. Estas plantas serão canalizada para uma unidade de produção de cosméticos naturais e óleos essenciais que permitirá agregar valor a esta cadeia produtiva. Este processo faz parte de um conjunto de iniciativas que procuram investir no potencial económico da região e na criação de rendimentos para as comunidades locais e ex-combatentes.

O grupo de produtores envolvido nesta iniciativa é composto por antigos combatentes das FARC, do Poblado Hector Ramirez (antigo Espaço Territorial de Capacitação e Reintegração), e por campesinos de comunidades circundantes. Este processo contribui assim para a criação de espaços de diálogo e trabalho comunitário entre estes diferentes atores, contribuindo para a reconciliação social deste território após décadas de conflito.

O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.

Spread the love