No âmbito das candidaturas à linha de cofinanciamento de projetos de Cooperação para o Desenvolvimento 2020, o IMVF viu aprovado o financiamento por parte do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. para dois projetos plurianuais já contratualizados e para um que teve início em setembro de 2020.
Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio, Cabo Verde
O projeto de Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio, em Cabo Verde assenta no reforço de iniciativas económicas sustentáveis de apoio ao setor do turismo de base local. Com o desenvolvimento de um produto turístico solidário e sustentável, implementado e gerido localmente, pretende-se dinamizar a economia local e valorizar os traços culturais tradicionais e ambientais. É implementado desde dezembro de 2017 pelo IMVF, em parceria com a Câmara Municipal do Maio e a Câmara Municipal de Loures, tem como entidades associadas a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio e a Câmara Municipal da Boa Vista e conta com o financiamento da União Europeia e do Camões, I.P.
PAS – Políticas Agroalimentares Sustentáveis, São Tomé e Príncipe
O projeto PAS – Políticas Agroalimentares Sustentáveis, a sociedade civil na consolidação da governança multi-atores da segurança alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe contribui para a segurança alimentar e nutricional e para o desenvolvimento sustentável de São Tomé e Príncipe, através do reforço e empoderamento da sociedade civil. Serão valorizadas, através de ações transversais e incluindo múltiplos atores da sociedade civil, 4 vertentes principais: Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas; Direitos das Mulheres Rurais; Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM); e Nutrição Adequada via Programas de Alimentação Escolar. É implementado desde janeiro de 2019 pelo IMVF, pela ACTUAR-ACD – Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento e pela ADAPPA – Associação para o Desenvolvimento Agropecuário e Proteção do Ambiente e conta com o financiamento da União Europeia e do Camões, I.P.
Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas, Cabo Verde
A projeto de Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas, em Cabo Verde contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiências neurológicas, especificamente as crianças e os jovens. Através de uma campanha nacional de sensibilização e educação da população em geral e das famílias, das comunidades onde vivem e da comunidade educativa, em especial, irá trazer-se para a praça pública esta problemática, reduzir os preconceitos, estigmas e distanciamento social, e elucidar sobre as soluções, comportamentos e mecanismos que podem ser criados e incentivados para uma verdadeira inclusão. É implementado desde setembro de 2020 pelo IMVF , pela SOLMI – Associação de Apoio a Iniciativas de Auto Promoção e pela FECAD – Federação das Associações de Pessoas com Deficiência e conta com o financiamento da União Europeia e do Camões, I.P.
No website do Camões, I.P. pode ler-se que:
No âmbito do processo de candidatura à Linha de Cofinanciamento do Camões, I.P., foram submetidos 45 projetos de 21 Organizações da Sociedade Civil. Após análise ponderada, de acordo com os critérios estabelecidos e considerando a verba disponível, foram selecionados 32 projetos de 13 ONGD, correspondendo o valor aprovado a 1.815.803,24 €.
Conheça a ação do IMVF nas áreas de Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar e Sociedade Civil.