Já ouviste falar sobre as campanhas #GoEAThical e #ClimateofChange? Através delas, o teu papel será fundamental para espalharmos a mensagem e inspirarmos uma nova geração de ativistas pela justiça climática, pela liberdade e pela igualdade. Convidamos-te a juntares-te à bolsa de ativismo que estamos a oferecer.

Photo by Markus Spiske on Unsplash | Global climate change strike – No Planet B – Global Climate Strike 20-09-2019

Este é um apelo que te queremos fazer. Já deves ter ouvido falar muito das alterações climáticas e das migrações e talvez tenhas já experiência em campo sobre essas duas temáticas tão prementes nos nossos dias, mas nunca é demais voltar a trazer o assunto para cima da mesa para discuti-lo com quem quer fazê-lo.

Sabemos hoje que as alterações climáticas são uma ameaça tão real quanto iminente: as suas causas são conhecidas e as suas consequências vão-se dando a conhecer ao mesmo ritmo que os dias correm.

Em 2018, entre as28 milhões de pessoas forçadas a abandonar o sítio onde viviam e a migrar dentro do seu próprio país, 17,2 milhões fizeram-no devido a desastres naturais(World Migration Report 2020). Aliado a isso, está aemergência climática, que, ao agravar-se,vai continuar a aumentar o número de deslocados e refugiados do clima ano após ano. 

E se fosses tu a ter de pegar em todas as tuas coisas e a fugires do sítio onde sempre viveste porque os efeitos das alterações climáticas não te dão outra alternativa?

E se fosses tu a não ter comida suficiente para o dia seguinte, porque as chuvas fortes ou a seca extrema arruinaram as próximas colheitas?

E se fosses tu a ser perseguido no teu país de origem ou a teres de o deixar por causa de um conflito armado?

Estes são apenas alguns exemplos de situações extremas em que milhões de pessoas no mundo vivem. Podíamos mencionar outros, mas o que pretendemos, acima de tudo, é que te ponhas no lugar do outro e que reflitas sobre o deslocamento forçado, as migrações, as alterações climáticas e a produção e o consumo alimentares. Pretendemos também sensibilizar-te para o facto de que, à parte os números acima apresentados, serão as gerações mais novas a sofrer com o impacto das alterações climáticas.

Se já refletiste sobre isso ou queiras vir a fazê-lo, queremos capacitar-te para tal, dar-te voz e ouvir as reflexões que tiveste ou tens todos os dias, as ideias que surgiram e as vindouras e também as soluções que queiras propor para trabalharmos, em conjunto, temas complexos como estes.

As campanhas #ClimateOfChange e #GoEAThical vão promover debates, academias de ativismo, conferências eyouthlabs para sensibilizar, consciencializar e inspirar os jovens, fomentando o diálogo, a participação cívica e o ativismo, em prol de uma sociedade melhor. Saiba mais sobre a campanha #ClimateOfChange aqui e sobre a campanha #GoEAThical aqui

Reconhecemos ainda que os movimentos mais jovens têm uma dimensão global muito maior do que movimentos criados anteriormente e é por isso que depositamos em ti e naqueles que se juntarem a ti a esperança de uma mudança justa, digna e sustentável.

Para ficares a conhecer as campanhas #GoEAThical e #ClimateofChange em que estamos a trabalhar, deixamos-te com um breve resumo das duas. Torna-te um agente ativo de mudança com elas!

Campanha #ClimateOfChange

Com esta campanha, queremos promover o conhecimento sobre a relação entre alterações climáticas e migração, destacando as ligações temáticas globais com o atual modelo de desenvolvimento, o nosso sistema económico e o nosso próprio estilo de vida. Sabe mais aqui.

Campanha #GoEAThical

Com esta campanha, queremos assegurar a promoção de atitudes sustentáveis e uma mudança no comportamento dos grupos-alvo e dos beneficiários finais. Assim, vamos envolver e capacitar os jovens na Europa, utilizando metodologias e abordagens participativas para os tornar atores-chave no desenvolvimento e divulgação de campanhas. Sabe mais aqui.

Se tens entre 18 e 35 anos, se te identificas com o nosso trabalho e gostarias de colaborar connosco nas atividades destas campanhas, preenche este formulário.

Os ativistas não serão pagos. Terão acesso à formação, poderão participar em eventos e terão a possibilidade de criar conteúdos para mobilizar outros jovens em torno destes temas atuais.

Pratique a escuta ativa, mobiliza-te e age!

Spread the love