No 3.º WorkLab do projeto TAS – Tese, Antítese, Síntese – Migration Labs, que vai decorrer no dia 16 de novembro, entre as 17h e as 19h, através da plataforma Zoom, serão apresentadas novas narrativas sobre migrações.

A análise de novas narrativas face aos discursos vigentes é importante no sentido de desconstruir falsos entendimentos e trabalhar sobre a realidade dos factos, números e testemunhos.

Vários dos mitos existentes sobre migrações são desconstruídos pelos factos. A apresentação de exemplos de novas narrativas e novas histórias é também uma forma de maior sensibilização sobre as migrações, pelo que é importante conhecer as narrativas dos migrantes. É igualmente importante, combater notícias falsas e discursos de ódio, de modo a travar o retrocesso do diálogo intercultural e a vivência da diversidade.

A dinamização do WorkLab será feita por Ana Paula Costa da Casa do Brasil de Lisboa e da Plataforma GENI e por Ricardo Ribeiro, do Fumaça. Contaremos, também, com respostas da Eurodeputada Isabel Santos a três perguntas colocadas pelos participantes nos WorkLabs anteriores.

Os WorkLabs dirigem-se a todos os jovens entre os 18 e os 30 anos, empenhados na promoção da justiça social e motivados para a transformação social, económica, política e ambiental. Estão, também, convidados todos os jovens que queiram ter um papel ativo na promoção dos valores da cidadania europeia e na melhoria das condições de exercício de participação cívicas e democráticas a nível da União Europeia, reiterando os valores da solidariedade, do diálogo intercultural, do mútuo entendimento e combatendo preconceitos relativos a migrantes e minorias.


Chegamos, assim, ao 3º de 5 WorkLabs (encontros e debates), que nos permitirão analisar narrativas, equívocos e estereótipos associados a migrantes e refugiados, discursos xenófobos e discriminatórios e propaganda anti-imigração.

Dos jovens que participarem em todos os WorkLabs, dois serão selecionados para o evento final em Bruxelas. Essa seleção será feira por um júri e assente nos seguintes critérios: a compreensão (clareza) do tema, a participação e relevância dos argumentos, e a capacidade de comunicar e desenvolver o raciocínio lógico.

Sabe mais sobre este WorkLab – Antítese I. E inscreve-te aqui.

Spread the love