A cadeia de produção de plantas aromáticas e óleos essenciais é uma das apostas mais inovadoras do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia, na qual convergem várias das diferentes áreas de intervenção do projeto: reforço das associações locais, diversificação e geração de rendimentos, exploração sustentável de recursos naturais, valorização dos ecossistemas e abertura de espaços de diálogo e reconciliação entre comunidades locais. Nesta linha de trabalho, para além da criação de uma unidade de transformação de plantas aromáticas em óleos essenciais, tem sido prestado aconselhamento especializado e acompanhamento regular, com o objetivo de melhorar os conhecimentos, competências e condições de produção das mulheres que lideram este processo.
Neste âmbito, realizaram-se entre 10 e 12 de dezembro de 2020 uma série de workshops para formar alguns membros desta cadeia produtiva, na identificação e utilização de plantas silvestres. Durante esta ação de capacitação os beneficiários aprenderam a reconhecer várias plantas silvestres, os métodos para a sua seleção e recolha e ainda, de forma prática, o processo de transformação em óleo essencial. Os ateliers realizaram-se numa dinâmica de troca e partilha de conhecimentos, procurando valorizar o saber tradicional das comunidades locais na utilização e aproveitamento de plantas silvestres.
O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.