Junta-te aos movimentos da UE #ClimateOfChange e #OurFoodOurFuture, à sociedade civil e a todos aqueles que se preocupam com as pessoas e o ambiente para elevar a sua voz.
UMA OPORTUNIDADE ÚNICA
A Comissão Europeia está finalmente pronta a considerar uma nova lei para responsabilizar as empresas pelo seu impacto na sociedade e no ambiente. Estas regras sobre os direitos humanos obrigatórios e o dever de diligência ambiental devem exigir que todas as empresas, desde os gigantes dos combustíveis fósseis e do agronegócio até aos retalhistas de moda e fabricantes de eletrónica, estabeleçam políticas eficazes para garantir que os direitos humanos e o ambiente não sejam prejudicados nas suas operações e cadeias de abastecimento globais.
Isto significa exigir que as empresas que subcontratam ou compram fornecimentos do estrangeiro assegurem que toda a sua cadeia de abastecimento respeite os direitos humanos e ambientais. Isto implica eliminar todas as formas de exploração, especialmente de grupos vulneráveis como as mulheres e crianças em países frágeis, onde a proteção dos direitos está mais em risco.
Esta lei eliminaria também a concorrência desleal entre as empresas que respeitam as comunidades e as que ganham uma vantagem competitiva porque as suas práticas se baseiam na injustiça social e ambiental.
O QUE SE PODE FAZER
A Comissão Europeia abriu uma consulta aos cidadãos para pedir a cada um de nós a sua opinião sobre esta nova lei até 8 de fevereiro de 2021: aproveite esta oportunidade para participar e ter um impacto global no nosso futuro. Cada voz conta para a aprovação da lei.
Para facilitar a sua participação, pode aceder a um formulário pré-compilado com o qual pode expressar o seu apoio à lei até 8 de fevereiro de 2021.
AGORA É A HORA DE ELEVAR A NOSSA VOZ
Esta ação insere-se no quadro de todos os esforços globais das nossas organizações para promover e proteger os direitos humanos e ambientais, em sinergia com os objetivos do projeto #ClimateOfChange.
⚖ Human rights
🌎 Protecting the planet
📜 Fair working conditionsWe NEED laws to protect these. We need the @EU_Commission to #HoldBizAccountable.
Here’s how ▶ https://t.co/A4NCchfe56 pic.twitter.com/otlcCRDCjZ
— Friends of the Earth Europe🌍 #BlackLivesMatter (@foeeurope) January 15, 2021
Too many European companies are involved in appalling human rights and environmental abuses. Enough is enough!
Join us and @etuc_ces @foeeurope in telling the EU to finally #HoldBizAccountable in 2⃣0⃣2⃣1⃣!
Sign the consultation 👉 https://t.co/P7EDA6XZB1 pic.twitter.com/It6GDKStfx
— European Coalition for Corporate Justice (@ECCJcorpjust) January 12, 2021
Lê também:
Dever de diligência e conduta empresarial responsável em matéria de direitos humanos e ambiente
No dia 27 de janeiro de 2021, a Comissão dos Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (JURI) adotou um importante relatório solicitando à Comissão Europeia que apresentasse uma proposta formal para uma lei de dever de diligência. A lei exige que as empresas, incluindo as instituições financeiras, abordem os riscos e impactos dos direitos humanos, ambientais e de governação ao longo das suas cadeias de valor global.