A insegurança alimentar e nutricional é simultaneamente uma causa e efeito da pobreza, estando interligada com múltiplas dimensões do desenvolvimento.
Numa época de desafios glocais, marcados pela pandemia da COVID-19, tornou-se ainda mais evidente que é necessário assegurar a resiliência dos sistemas alimentares, e que é fundamental assegurar uma transformação no sentido de um sistema alimentar justo e decente para todos, que reconheça as necessidades das pessoas, que seja digno e que respeite a natureza.
No próximo dia 19 de abril, entre as 15h-16h (hora de Portugal) e as 14h-15h (hora de São de Tomé), vamos falar dos 25 anos de lutas dos/as camponeses/as para tornar realidade a Soberania Alimentar com Nélia Neves da FIAN, Portugal, Maria de Fátima da AMAGRU-STP, São Tomé e Príncipe, Cosme Cabeça, agricultor e membro da FENAPA, São Tomé e Príncipe, e Adalberto Luís, da Zatona-ADIL e membro RESCSAN-STP, São Tomé e Príncipe, numa conversa moderada por Joana Rocha Dias da ACTUAR.
O webinar decorrerá no formato online via ZOOM e presencialmente em Mesquita, São Tomé, no Centro de Recursos da RESCSAN-STP (Rede da Sociedade Civil para Segurança Alimentar e Nutricional de São Tomé e Príncipe).
Inscreva-se no webinar aqui.
Este webinar é promovido no âmbito do projeto PAS – Políticas Agroalimentares Sustentáveis e apoiado pela campanha #GoEAThical – Our Food. Our Future. Ambos os projetos são cofinanciados pela União Europeia e pelo Camões – Instiuto da Cooperação e da Língua.
Consulte o programa do webinar aqui
A VIA CAMPESINA
A Via Campesina é um movimento internacional que reúne milhões de camponeses, pequenos e médios agricultores, pessoas sem terra, mulheres e jovens rurais, povos indígenas, migrantes e trabalhadores agrícolas de todo o mundo. Construído sobre um forte sentido de unidade, solidariedade entre estes grupos, defende a agricultura camponesa pela soberania alimentar como forma de promover a justiça social e a dignidade e opõe-se fortemente a uma agricultura dirigida por empresas que destrói as relações sociais e a natureza.
Em 2021 celebram-se os 25 anos de construção da soberania alimentar. É de facto uma oportunidade para dar visibilidade a todos os sucessos e realizações. Mas mais do que isso, é um momento de redobrar os nossos esforços coletivos para obter a realização da soberania alimentar durante os próximos 25 anos.
#LaViaCampesina #17April2021 #FutureIsFoodSovereignty Twenty-Five Years of peasants’ struggles in bringing Food Sovereignty to reality. This year, we celebrate 25 years of food sovereignty building. “We feed the world and build Food Sovereignty” https://t.co/iFiXIZvkpc pic.twitter.com/4Szn3LznMU
— La Via Campesina (@via_campesina) March 26, 2021
Os crimes e a violência contra aqueles que lutam pela soberania alimentar devem parar!
“Alimentamos o mundo e construímos a Soberania Alimentar”
#FutureIsFoodSovereignty #17April2021 #DiaMundialdaLutaCamponesa
Saiba mais sobre:
DESENVOLVIMENTO E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
O estudo de Patricia Magalhães Ferreira “Desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional – Perspetivas e (Des)equilíbrios” elaborado no âmbito do projeto #CoerênciaNaPresidência analisa alguns dos principais desafios e (in)coerências na interligação entre a segurança alimentar e nutricional e o desenvolvimento.