Por detrás de cada alimento ou bebida, seja o nosso café da manhã ou sumo de laranja, há pessoas invisíveis a quem são negados os seus próprios direitos apenas para nos alimentar. Trabalhadores agrícolas, mulheres, migrantes, crianças e comunidades locais, estão expostas a violações dos direitos humanos e ambientais de corporações multinacionais e supermercados, ao longo de toda a cadeia de abastecimento alimentar. Temos de agir para mudar o sistema. Ninguém deve sofrer para que outras pessoas possam ser alimentadas.
A exposição “Our Food. Our Future”, que podes visitar no ISCTE, edifício II, até dia 6 de junho, realiza-se no âmbito da Semana de Ação da campanha a Our Food. Our Future e procura sensibilizar e mobilizar toda a comunidade educativa para a adoção de uma alimentação ética e justa.
De 23 de maio a 5 de junho, os 23 parceiros da campanha pan-europeia Our Food. Our Future vão estar em campanha nas redes sociais e nas ruas, pela luta contra as violações dos direitos humanos e ambientais praticadas por grandes empresas alimentares e supermercados. A Semana de Ação da campanha Our Food. Our Future é um momento de sensibilização e mobilização conjunta para descobrir quem são as pessoas que sustentam o nosso sistema alimentar e que, no entanto, são completamente invisíveis.
Juntos podemos mudar o sistema. Podemos apelar a uma legislação europeia sobre direitos humanos e diligência ambiental em toda a cadeia alimentar, para garantir que as empresas assumem a sua responsabilidade em identificar, prevenir, e impedir que tais violações aconteçam!
Sabe mais sobre a campanha internacional em ourfood-ourfuture.eu e em Portugal aqui.
A exposição “Our Food. Our Future” tem o apoio do ISCTE Sustentabilidade.