A 7.ª missão da especialidade de Gastroenterologia esteve em São Tomé, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (Especialidades e Telemedicina).

A missão decorreu entre 5 e 12 de junho de 2021, no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), na cidade de São Tomé, e contou com uma equipa de profissionais de saúde portugueses composta pela Dra. Sara Campos, pelo Dr. Vítor Fernandes, pelo Dr. Francisco Portela e pela Enf.ª Vanda Fernandes.

As principais intervenções realizadas no decorrer desta missão incluíram exames endoscópicos, consultas da especialidade, apoio à urgência e capacitação dos profissionais locais. Durante a missão foram realizadas um total de 29 consultas da especialidade, nas quais foi possível diagnosticar patologias como dispepsia, dilatação da árvore biliar e a doença hepática crónica. Foram ainda realizadas 87 intervenções endoscópicas, incluindo 24 endoscopias altas, 9 colonoscopias e 54 proctologias. Na sequência das diferentes intervenções endoscópicas foram diagnosticadas patologias como candidíase esofágica, varizes esofágicas, úlceras gástricas, úlceras duodenais, pólipos do cólon e patologia hemorroidária, entre outras.

“Com a recente restruturação da Unidade de Endoscopia digestiva, agora designada de Unidade de Gastroenterologia Dr. José Eduardo Pina Cabral, foi possível uma otimização significativa da atividade desenvolvida pela equipa de Gastroenterologia.”

Dra. Sara Campos, chefe da missão médica de Gastroenterologia

Graças ao projeto  Saúde para Todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (Especialidades e Telemedicina), as instalações da Unidade de Gastroenterologia Dr. José Eduardo Pina Cabral foram ampliadas, melhoradas e providas com novos equipamentos.

Esta reestruturação permitiu uma separação apropriada dos espaços de trabalho, com a construção de um gabinete de consulta, uma sala de endoscopia, uma sala de recobro e uma sala de reprocessamento endoscópico. Assim como a disponibilização de equipamentos de endoscopia e de informática que permitem aumentar a qualidade dos procedimentos endoscópicos realizados.

Para além da componente assistencial, esta missão teve uma importante componente formativa, que incluiu a capacitação dos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) ligados à Gastroenterologia através de formação contínua em contexto de trabalho, assim como a realização de uma reunião clínica sobre “Doença Inflamatória Intestinal em África” e de uma sessão de formação destinada à equipa médica e de enfermagem de endoscopia digestiva sobre “Proctologia – dicas práticas”.

A Missão em Números

  • 1 semana de missão
  • 4 profissionais de saúde especializados
  • 29 consultas
  • 87 intervenções endoscópicas
  • 1 sessão clínica “Doença Inflamatória Intestinal em África”

Na sequência da 7.ª missão da Gastroenterologia, no dia 18 de junho foi inaugurada a TeleGastro®, com a realização da primeira consulta de Gastroenterologia via Telemedicina entre Portugal e São Tomé e Príncipe. A sessão inaugural da TeleGastro® decorreu em direto entre São Tomé (Hospital Dr. Ayres de Menezes) e Lisboa (sede do IMVF). No mesmo dia foi também inaugurada a nova Unidade de Imagiologia e Telemedicina do Hospital Dr. Ayres de Menezes, após realização de intervenções infraestruturais.

“Desde dezembro de 2020, o Hospital Dr. Ayres de Menezes conta com uma Gastroenterologista a tempo inteiro. Com a conclusão da especialização da Dra. Lagchar Barreto, o apoio da Gastroenterologia tornou-se permanente em São Tomé. Há agora um atendimento médico especializado regular e uma triagem mais eficiente dos casos que se revestem de maior complexidade para serem abordados durante as missões de Gastroenterologia.”

Dra. Sara Campos, chefe da missão médica de Gastroenterologia

A Dra. Lagchar Barreto tornou-se a primeira médica são-tomense especialista em Gastroenterologia pela Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe, na sequência de uma formação especializada no Serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), promovida no quadro do projeto Saúde para Todos.

“A missão cumpriu os objetivos definidos, contando para tal com uma equipa de profissionais motivados e empenhados, esperando, com missões futuras, continuar a contribuir para melhorar as condições de saúde de São Tomé e Príncipe.”

Dra. Sara Campos, chefe da missão médica de Gastroenterologia

Durante 2021 está prevista a continuação das missões de especialidades médicas em São Tomé e Príncipe no âmbito do projeto Saúde para todos, implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal.

Spread the love