Foram celebrados no mês de agosto de 2020 contratos de Apoios Financeiros a Terceiros com 10 organizações dos municípios de Doncello, El Paujil y La Montañita, no departamento de Caquetá, na Colômbia, no âmbito do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá.
Estes apoios surgem no contexto de um processo de capacitação e reforço da sociedade civil e organizações de base nas áreas de intervenção do projeto, contribuindo para o fortalecimento e a dinamização do tecido económico e social da região.
Através deste mecanismo, o projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá irá prestar apoio financeiro a um total de 29 organizações, com o objetivo de reforçar áreas ou projetos concretos nas suas áreas de intervenção respetivas. A equipa técnica do projeto tem vindo a acompanhar as organizações na identificação destas necessidades e conceção de estratégias de intervenção e projetos e continuará a prestar acompanhamento e apoio à implementação dos apoios financeiros. Algumas das iniciativas selecionadas estão também inseridas na componente produtiva do projeto, como a produção e transformação de cacau, produção de plantas aromáticas e produção e comercialização de panela.
Ao longo do mês de setembro serão formalmente assinados os contratos das 19 organizações restantes.
O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.