Inscreve-te gratuitamente aqui.

No 5.º e último WorkLab do projeto TAS – Tese, Antítese, Síntese – Migration Labs, que vai decorrer no dia 28 de maio, entre as 17h e as 19h, através da plataforma Zoom, vamos abordar os modelos (in)sustentáveis de trabalho migrante, nomeadamente o trabalho escravo e refletir sobre o papel que os jovens podem ter na promoção de uma cidadania participativa e consciente, neste âmbito. Vamos também recolher contributos para o documento com as recomendações sobre políticas de migração, para apresentar aos decisores políticos da União Europeia, no evento final do projeto em Bruxelas.

A dinamização do WorkLab ficará a cargo de Vasco Malta, Chefe de Missão da IOM Portugal e Felizmelo Borja, Estudante no Instituto Politécnico de Beja.

O último WorkLab, à semelhança dos anteriores,dirige-se a todos os jovens entre os 18 e os 30 anos, empenhados na promoção da justiça social e motivados para a transformação social, económica, política e ambiental. Estão, também, convidados todos os jovens que queiram ter um papel ativo na promoção dos valores da cidadania europeia e na melhoria das condições de exercício de participação cívicas e democráticas a nível da União Europeia, reiterando os valores da solidariedade, do diálogo intercultural, do mútuo entendimento e combatendo preconceitos relativos a migrantes e minorias. Este WorkLab é realizado em conjunto com o projeto GoEAThical – Our Food. Our Future, uma campanha para a promoção do desenvolvimento mais justo, digno e sustentável.

Este será o 5º e último WorkLab de um conjunto de 5 WorkLabs (encontros com debates), que nos permitiram analisar narrativas, equívocos e estereótipos associados a migrantes e refugiados, discursos xenófobos e discriminatórios e propaganda anti-imigração. Esta análise permitiu-nos conhecer e desconstruir preconceitos e estereótipos sobre as migrações e debater as atuais políticas migratórias nacionais e internacionais.

Dos jovens que participarem em todos os WorkLabs, dois serão selecionados para o evento final em Bruxelas, que irá decorrer em formato misto, online e presencial. Essa seleção será feira por um júri e assente nos seguintes critérios: a compreensão (clareza) do tema, a participação e relevância dos argumentos, e a capacidade de comunicar e desenvolver o raciocínio lógico.

Se, como nós, acreditas que é necessário promover a justiça social e agir para a transformação social, política, económica e ambiental, inscreve-te gratuitamente aqui.

Sabe mais sobre este WorkLab – Síntese aqui.

——————————————————————————————————————————

O objetivo do projeto TAS – Tese, Antítese, Síntese – Migration Labs é apoiar os princípios de cidadania da UE e promover uma melhoria na participação cívica e democrática a nível da UE, reafirmando valores de solidariedade, diálogo intercultural, compreensão mútua e combate aos estereótipos existentes sobre migração e minorias.

Recorda os 4 WorkLabs dinamizados pelo projeto TAS – Tese, Antítese, Síntese – Migration Labs:

WorkLab (2 de junho de 2020) Tese I: Os jovens e as narrativas sobre as migrações – foram analisadas e debatidas as atuais narrativas sobre migração em Portugal e na Europa, bem como identificados os principais preconceitos e estereótipos sobre as migrações e sobre a pessoa migrante;

WorkLab (25 de junho de 2020) Tese II: Narrativas sobre Migrações– foram analisadas as atuais narrativas sobre as migrações;

WorkLab (16 de novembro de 2020) Antítese I: Narrativas sobre Migrações e como combater as Fake News – foram apresentadas novas narrativas sobre migrações;

WorkLab (25 de fevereiro de 2021) Antítese II: Narrativas sobre as Migrações e os Media – foram debatidas e analisadas narrativas sobre migrações e os media.

Spread the love