A União Europeia comemora hoje, dia 9 de maio, o seu dia.
A União Europeia e os Estados-Membros são, em conjunto, o principal doador mundial em matéria de ajuda e cooperação para o desenvolvimento. Em resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, as instituições da União Europeia colaboram entre si e disponibilizam financiamento para fazer face aos desafios associados aos principais aspetos do desenvolvimento sustentável.
O IMVF promove e procura concretizar na sua atividade, e à sua dimensão, os grandes objetivos comuns com os quais nos identificamos plenamente:
- Erradicar a pobreza e a fome sob todas as formas e garantir a dignidade para todos e a igualdade de oportunidades;
- Proteger as atuais e futuras gerações da destruição do ambiente e do esgotamento dos recursos;
- Promover uma vida próspera e gratificante em harmonia com a natureza;
- Contribuir para a criação de sociedades pacíficas, justas e inclusivas;
- Realizar os objetivos do desenvolvimento sustentável através de parcerias a nível local e global.
(In. https://europa.eu/european-union/topics/development-cooperation_pt)
Apesar das dificuldades provocadas pela pandemia COVID-19, o IMVF mantém no terreno os projetos em curso, incorporando nos mesmos a educação dos beneficiários em termos de proteção da doença. Tendo em conta que o IMVF tem vindo a concretizar projetos em regiões com elevados níveis de fragilidade, consideramos ser nossa missão continuar a lutar pela criação de melhores condições de vida para as populações mais vulneráveis, com um empenho e reforço particular dado o impacto que a diminuição da atividade económica global tem e vai continuar a ter nos tempos mais próximos nos países onde atuamos.
Em termos mais concretos, o IMVF tem atualmente em curso 12 projetos financiados pela União Europeia em áreas como Saúde, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar,Sociedade Civil, Migrações, Pós-Conflito e Ação Humanitária,Ambiente e Sustentabilidade,Autarquias e Poder Local e Cidadania Global, em países como a Guiné-Bissau, Colômbia, Gâmbia, Cabo Verde e Portugal, em geral em parceria com diversos parceiros europeus e dos estados parceiros.
A maioria do financiamento dos projetos implementados pelo IMVF, em parceria com outros atores do Desenvolvimento, provém da União Europeia – atualmente, 90% do cofinanciamento dos projetos, num total de 30.925.000 €.
Vários dos projetos financiados pela União Europeia contam com o cofinanciamento e apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Uma breve descrição dos projetos em curso implementados pelo IMVF e parceiros, particularmente aqueles que contam com o cofinanciamento da União Europeia, é seguidamente apresentada:
- PIMI II – Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil: Componente de Reforço da Disponibilidade e Qualidade dos Cuidados de Saúde Materno-Infantis na Guiné-Bissau | Saúde
- Etikapun N’ha – Urok, Laboratório de Resiliência da Cultura Bijagó | Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
- Ianda Guiné! Galinhas | Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
- PAS – Políticas Agroalimentares Sustentáveis | Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
- Ianda Guiné! Djuntu | Sociedade Civil
- Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá | Migrações, Pós-conflito e Ação Humanitária
- Tekki Fii – Building a Future: Make It in The Gambia | Migrações, Pós-conflito e Ação Humanitária
- Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio | Ambiente e Sustentabilidade
- Acciona ODS | Autarquias e Poder Local
- TAS – Tese, Antítese, Síntese | Migration Labs | Cidadania Global
- #ClimateOfChange – Campanha pan-europeia para um futuro melhor | Cidadania Global
- #GoEAThical: Campanha para a promoção do desenvolvimento mais justo, digno e sustentável | Cidadania Global
A solidariedade continua a ser uma das imagens de marca da ação externa da União Europeia e radica no seu ADN fundador. O IMVF tem todo o empenho em prosseguir as parcerias em curso com instituições da União Europeia e dos respetivos Estados Membros, incluindo o conjunto das entidades da sociedade civil, Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento e outras, que prosseguem a missão de promover a dignidade humana e de apoiar as pessoas e entidades mais vulneráveis. Como tem sido igualmente nossa prática, continuamos e prosseguiremos a atuação em parceria com entidades dos países onde trabalhamos. Neste contexto, os projetos que levamos a cabo são a nossa contribuição prática para a comemoração de mais um dia da integração europeia.
#DiaDaEuropa #EuropeDay
Foto de destaque: ©EU/ECHO/Edward Echwalu | EU Civil Protection and Humanitarian Aid em Arua, Uganda